Opinião

Transformação Digital: Indispensável para quem quer sobreviver à pandemia

Movimento que era visto como opcional em fevereiro se tornou essencial para as empresas que querem sobreviver e ter fôlego na retomada pós pandemia

Que a pandemia do novo Corona Vírus causou grandes mudanças na forma de viver, não temos dúvida alguma mais. Algumas são momentâneas e outras definitivas e no mundo empresarial, é certo que a transformação digital salvou muitas empresas da falência e vai impulsionar outras muitas na retomada da economia.

Começar esse movimento é mais simples do que parece, mas não confunda simples com fácil. A principal mudança para as empresas está em fazer o básico, como por exemplo, medir e acompanhar os números da sua empresa. Você sabe se sua lanchonete vendeu a quantidade de sanduíches que tinha que vender? Quanto custa pra empresa cada sanduíche vendido?

Como diria Peter Drucker, o pai da Gestão Moderna, “Se você não pode medir, não pode gerenciar”. Logo no início da pandemia, eu e meus sócios na Marketeria tivemos contato com alguns empresários que estavam realmente perdidos, procurando alguma solução para a proibição da abertura de lojas. Por incrível que pareça, a maioria dos problemas estavam na zona de “medidas básicas”, como por exemplo, ter salvo o contato dos clientes, não ter o número de vendas feitas por canais digitais nos últimos meses, não realizar vendas por canais digitais ou nem trabalhar com entregas.

Medir para gerenciar

O primeiro passo é sempre reunir todas as informações possíveis do seu negócio, se é uma lanchonete, quantos pedidos são feitos no local, por aplicativos de delivery ou por ligação. Com toda certeza a lanchonete que tinha esses dados no início da pandemia pode tomar decisões com mais segurança para reverter os impactos. Se ela já tinha muitos pedidos por aplicativos e ligações, percebeu que o fechamento do espaço físico não teria grande influência nas suas vendas, por exemplo.

Já o gestor que não tinha controle desses dados, teve mais dificuldade para identificar os pontos críticos e para solucionar os problemas causados pela pandemia, mas não podemos pensar que o mundo antes da pandemia não tinha crises, muito menos que não haverão crises no pós pandemia, por isso é importantíssimo que todo gestor passe por essa transformação.

A transformação

Antes de ser tecnológica, a transformação digital é cultural. É preciso entender como melhorar os resultados da sua empresa, como incrementar aquele processo um pouco a cada dia e no passar do tempo atingir resultados melhores. As novas tecnologias associadas ao conhecimento do básico, permitem com que as empresas implementem soluções que nunca seriam pensadas.

Vamos usar como exemplo uma loja física no centro da cidade, onde além de medir a quantidade de clientes que entram na sua loja, você comece a pedir o nome e o número do WhatsApp desses clientes, sim, nem todos vão te fornecer essa informação. Você também faz um cadastro mais completo com o cliente que realizou alguma compra na loja.

No fim do dia, você pode associar o conhecimento do básico à tecnologia, podendo a partir daí desde construir um relacionamento com o envio de ofertas(mas sem spam) para esses clientes, até fazer propagandas em redes sociais para pessoas com o perfil parecido com o dos seus cliente, sim, isso é possível e muito utilizado por empresas presentes no meio digital.

Euler Moura-Fundador e CEO da Wona

Related Articles