Manchete
Jovens do programa Zatopek de Anápolis são classificados para campeonato nacional
Os atletas, que competiram nos Jogos Estudantis de Goiás, conquistaram oito medalhas de ouro, cinco de prata e uma de bronze

Mais uma vez Anápolis foi bem representada em um campeonato pelos alunos do programa Zatopek, da Secretaria Municipal de Educação. Desta vez, dez dos 15 atletas que competiram nos Jogos Estudantis de Goiás, entre os dias 22 e 26 de agosto, em Jataí, conseguiram classificação para os Jogos Escolares da Juventude 2018, que acontece em Natal (RN), em novembro. Os jovens anapolinos trouxeram para a cidade oito medalhas de ouro, cinco de prata e uma de bronze.
O coordenador pedagógico do programa Zatopek, Marcos Bonfim, contou que a turma de atletismo competiu nas provas de velocidade, meio fundo, arremesso de peso e lançamento de dardo. “Essa é a nossa competição alvo da área escolar e foram sete meses de preparação. Agora todos que foram medalhistas, vão para a competição nacional”, contou.
Gabriel Douglas, 14 anos; Ana Clara de Camargo Silva, 12 anos, e Matheus Pereira de Souza, 17 anos, foram os destaques. Os dois primeiros foram medalhas de ouro nos 1000 metros rasos, nas categorias masculino e feminino, respectivamente. Já Matheus, que é atleta paralímpico, conquistou quatro medalhas de ouro nas provas de 250 metros, 75 metros, 100 metros e salto em distância. “Treino há cinco anos. Foi incrível. É sempre bom ganhar e eu ainda me classifiquei para competir a nível nacional. Estou muito feliz”, afirmou o jovem atleta.
Há quatro anos participando do programa, Gabriel, que pretende seguir carreira no atletismo e sonha em participar de uma Olimpíada, intensificou bastante os treinos durante as semanas que antecederam o campeonato. “Treinei muito, de segunda a segunda. Foi muito intenso, mas valeu à pena, pois estou muito feliz de levar o nome de Goiás para o Brasil inteiro e tentar o campeonato ainda maior”, disse.
Logo na primeira competição da sua vida, Ana Clara, que participa do programa há três anos, alcançou a grande vitória. “É muito bom ter ganhado, porque era o que eu queria. É uma mistura de emoções, uma experiência única”, compartilhou a jovem, que competiu com atletas bem mais velhas e, mesmo assim, foi campeã.
Programa Zatopek
O programa, que incentiva a prática esportiva e contribui para a descoberta de novos talentos, atende cerca de mil crianças e adolescentes das escolas municipais de Anápolis e ainda treina 75 adolescentes do Núcleo de Excelência em Atletismo Escolar (NEAE) nas categorias de salto a distância, salto triplo, corridas de velocidade, fundo e meio-fundo, arremesso de peso, lançamento de dardo e salto em altura.
As atividades do Zatopek contam com duas frentes. A primeira relacionada às competições interescolares envolvendo alunos das redes municipal, estadual e privada. Uma vez por mês as escolas se encontram para disputar provas de fundo, que variam de 1.609 metros a 6 km. Por intermédio desta competição os estudantes ranqueados podem participar do Núcleo de Excelência em Atletismo Escolar (NEAE). A segunda frente trata-se da equipe que cuida dos alunos/atletas que se destacam no circuito escolar e que, posteriormente, formam o Núcleo de Excelência.
Os treinos acontecem três vezes por semana na pista da UniEVANGÉLICA e em estradas vicinais do município. Esta última é feita para melhorar a respiração cardiorrespiratória e evitar que os atletas sofram lesões durante o treinamento.
A Prefeitura de Anápolis disponibiliza profissionais para que o treinamento seja completo. Técnicos, auxiliares, nutricionista, fisioterapeuta e fisiologista realizam atendimentos durante o treino e acompanham o desenvolvimento dos competidores. Ainda na programação os responsáveis pelo projeto realizam nas terças e quintas-feiras uma triagem nas escolas municipais com o intuito de descobrir novos talentos.
Classificados:
Nome: Gabriel Douglas
Idade: 14 anos
Medalhas: 1000 metros (ouro)
Nome: Ana Clara de Camargo Silva
Idade: 12 anos
Medalhas: 1000 metros rasos (ouro) – competiu com meninas de 15 anos.
Nome: Matheus Pereira (paralímpico)
Idade: 17 anos
Medalhas: 250 metros (ouro), 75 metros (ouro), 100 metros (ouro) e salto em distância (ouro)
Nome: Yara Pereira de Carvalho
Idade: 16 anos
Medalhas: 100 metros (ouro) e 200 metros (ouro)
Nome: Cibele Loren Silva
Idade: 14 anos
Medalhas: 75 metros (prata) e revezamento 4×75 metros (ouro)
Nome: Lívia Guimarães
Idade: 14 anos
Medalhas: 1000 metros (prata), 250 metros (prata) e revezamento 4×75 metros (ouro)
Nome: Yasmin Gabrielly Silva Cardoso
Idade: 13 anos
Medalhas: 75 metros (semifinal), 1000 metros (bronze) e revezamento (ouro)
Nome: Nicoly Loren
Idade: 11 anos
Medalhas: salto em distância (prata)
Nome: João Gabriel
Idade: 13 anos
Medalhas: 1000 metros rasos (ouro)
Nome: Érica Brito da Silva Santos
Idade: 16 anos
Medalhas: 400 metros (prata)




