AnápolisCulturaManchete

Cultura oferece curso para formar regentes em Anápolis

Inscrições estão abertas na Escola de Música de Anápolis até dia 18

Partindo de uma demanda apontada pela comunidade, a Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura inicia formação para regentes em um curso com duração de um ano, com foco na qualificação de grupos musicais na cidade. As inscrições são realizadas presencialmente na secretaria da Escola de Música de Anápolis (EMA), com os documentos pessoais em mãos, para que possam participar da audição que será realizada no próximo dia 22.

Para as 25 vagas oferecidas, a banca de audição avaliará dois requisitos necessários, que são o conhecimento teórico em música e a leitura de partitura. “Se a Escola de Música já contribui na qualidade dos músicos da cidade, também o fará de forma coletiva com seus grupos, através de seus regentes”, aponta a secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andréa Lins.

O objetivo é elevar a performance dos grupos musicais através do conhecimento transmitido aos maestros e maestrinas. Comunidades religiosas, coros, grupos musicais e outras formações que são compostas de diferentes naipes de vozes e também variedades de instrumentos têm a chance de alavancar sua organização através de seus músicos regentes. “Essa sugestão veio da comunidade que busca avançar com a música praticada em suas regiões e projetos”, explica a coordenadora da EMA, Ana Paula Andrade.

Conteúdo
“Direcionamos este conteúdo para aqueles que já atuam, como também os que têm interesse de estarem à frente de grupos vocais ou instrumentais”, explica o ministrante do curso, maestro Vinícius Guimarães. Durante os 12 meses de formação, os tópicos desenvolvidos serão a questão gestual, conceitos musicais, estudo da partitura e dinâmica de ensaio. “Queremos partilhar a experiência da regência que praticamos em nossos grupos municipais de excelência com novos projetos que já acontecem ou estão prestes a surgir”, destaca a diretora de Cultura, Nabyla Carneiro.

Atualmente, Vinícius é maestro da Orquestra Jovem de Anápolis, da Prefeitura Municipal. Ele é graduado na Universidade Federal de Goiás, cursando regência coral. Em 2008, iniciou os estudos de regência orquestral e tem feito vários cursos de aperfeiçoamento de regência com nomes como: Vladimir Silva; Lincoln Andrade; Mara Campos; Jean Reis; Emílio de César; Neil Thomson e Carlos Moreno.

Formação para regentes
Inscrições: até 18/02
Audição: 22/02
Local: Escola de Música de Anápolis – Avenida Goiás, nº 1.147, Centro.
Informações: 3902-1010

Related Articles