Manchete

Situação de extrema tensão na Cadeia Pública de Anápolis

A morte de mais um detento fez a temperatura na Cadeia Pública de Anápolis subir, nesta quarta-feira, 29/05. Este ano, já foram contabilizadas três mortes no Centro de Inserção Social “Luiz Ilc”, na região Norte da cidade. Na terça-feira, 28, havia relatos de tensão por parte de parentes de presos, que fizeram uma vigília no local devido à transferência de um grupo de 34 detentos para uma ala, onde, possivelmente, esse grupo não seria bem recebido por facções de criminosos rivais.

Ainda nesta quarta-feira, 29, a movimentação na cadeia pública era grande. Os familiares pediam para que os 34 presos retornassem para as alas aonde estavam anteriormente, porque estariam mais seguros.

Rádio Manchester, uma fonte que preferiu não se identificar, mas que conhece bem a realidade da Cadeia Pública, conforme a emissora, informou que a tensão entre os detentos estaria relacionada à insatisfação dos presos com a nova direção do Centro de Inserção Social. Inclusive, a mesma fonte considerou que o caso poderia resultar até num possível massacre no interior do CIS “Luiz Ilc”. Durante a reportagem na emissora, uma parente de preso informou que os presos que foram trocados de ala estavam nus.

A Polícia Militar, por meio do 28º Batalhão, intensificou a operação Presídio Mais Seguro, com o apoio da Força Tática Motos.

 

Ao longo dos anos, a Cadeia Pública é um problema na área da segurança pública de Anápolis, sobretudo, para os moradores do Bairro Recanto do Sol e imediações, que vivem o temor de rebeliões e fuga de presos. A carceragem, que deveria abrigar em torno de 300 a 350 presos, até poucos dias estava com 900, segundo relato do advogado Gilma5r Alves, do Conselho da Comunidade de Execução Penal. Segundo ele, a situação no Cis “Luiz Ilc” só não é pior devido ao trabalho permanente que o Conselho realiza no local, através de ampliação do espaço, biblioteca, cursos e outras ações.

Por:Cláudios Brito

Link original:https://portalcontexto.com/situacao-tensa-na-cadeia-publica-de-anapolis/

Related Articles