Tempo Society

Vai comprar um imóvel em Goiânia? Anote essas dicas!

Comprar o primeiro imóvel é uma aquisição que faz parte do sonho de inúmeros brasileiros. E são alguns dos motivos por trás da primeira compra, que podem ser: sair do aluguel, dar início a uma família ou ainda investir em uma unidade para locação.

Seja qual for o seu objetivo final, é preciso tomar alguns cuidados para encontrar aquele imóvel ideal. Isso porque dados do Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP) revelam que os brasileiros compram em média cerca de dois imóveis ao longo de toda vida, por isso é muito importante realizar uma escolha assertiva.

Tomar os cuidados necessários é fundamental pois a busca por imóveis em Goiânia custa ser um processo longo e que existe muita atenção. Por se tratar de um investimento de alto valor é preciso estudar antes realizar a compra, não agir por impulso e deixar guiado pela emoção, tudo isso aumenta as chances de realizar um bom negócio. Agora que você já sabe porque é importante ter cuidado na hora de realizar sua aquisição, confira algumas dicas que irão tornar o processo ainda mais fácil:

 

  • Realize um planejamento financeiro

 

Antes de sair em busca do imóvel ideal é preciso ter certeza de que ele cabe no bolso. O primeiro passo é realizar um levantamento do orçamento financeiro, seja ele individual ou da família. Vale ressaltar que a aquisição do imóvel não pode consumir mais do 30% da renda dos novos proprietários, a fim de garantir o pagamento das despesas fixas de todo o mês. Para não comprometer demais a renda, ter uma reserva financeira destinada para a entrada no imóvel ou até uma parte do financiamento pode ajudar, por isso é importante se planejar e economizar com antecedência. Não deixe de realizar também uma pesquisa em relação ao uso do Fundo de Garantia por Tempo de Trabalho (FGTS), em alguns casos ele pode usado para o pagamento de uma parte do imóvel. Mas para isso é necessário cumprir algumas regras como: ter ao menos três anos de carteira assinada, não proprietário de imóvel na cidade que pretende comprar a unidade, trabalhar ou morar no munícipio de compra e ainda não ter financiado imóvel através do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

 

 

  • Identifique o tipo de imóvel ideal

 

Antes de buscar apartamento para vender em Goiânia é importante saber qual tipo de imóvel atende melhor as suas necessidades ou de sua família. Para isso, crie uma lista com todos os itens que não podem faltar na casa nova, por exemplo: vaga para o carro na garagem, varanda para tomar sol, espaço que aceite animais de estimação, números de dormitórios, tudo que possa influenciar no bem estar e na rotina morando neste novo local. Também é importante fazer um plano de médio-longo prazo que inclua possíveis questões como aumentar a família. Com todas essas características listadas fica mais fácil realizar a busca, principalmente com o auxílio dos filtros na internet. Assim você não perde tempo analisando imóveis que não irão atender de fato todas as necessidades. Ao prosseguir com as pesquisas, fique atento aos acabamentos e a existência possíveis pagamentos. Também observe pequenos detalhes como incidência de sol, movimentação da rua e a localização em geral, com a oferta de comércio e serviços em um geral.

 

  • Análise as formas de pagamento

 

Ao identificar o imóvel que mais tem a ver com as suas necessidades e conhecer o valor médio do tipo de unidade desejada, é importante avaliar as formas disponíveis de pagamento. A mais vantajosa, independente dos casos, é o pagamento à vista uma vez que permite negociações, quitar a dívida de forma imediata e ainda conseguir descontos. Entretanto essa nesse sempre é uma opção para todos os compradores, por isso é fundamental conhecer outros métodos antes de fechar negócio. Um deles é o financiamento imobiliário, que nada mais é do que um empréstimo realizado junto ao banco com o objetivo de realizar a compra de um imóvel. Para isso, é importante realizar uma pesquisa, uma vez que as condições, prazos e taxas variam de banco para banco. Também é possível comprar sua casa própria através do consórcio imobiliário, em que é fica definido um valor para compra do imóvel e o cliente vai realizando o pagamento das parcelas referente a esse total, que depois de terminado período dá direito a compra do imóvel. Antes de escolher uma opção, avalie as vantagens e desvantagens dos diferentes métodos disponíveis no mercado.

 

  • Novo X Usado

Após listar as preferências do imóvel desejado é importante responder a outra questão que vai facilitar muito a busca: será um imóvel novo ou usado? Pode parecer mais um detalhe da compra, mais ter essa resposta faz toda a diferença na pesquisa e também no orçamento! Optar por imóvel novo traz algumas vantagens como acabamento e hidráulica novos, que muitas vezes eliminam a necessidade da realização de grandes reformas, o que traz uma economia. Entretanto para imóveis novos ou na planta, a comissão do corretor de imóveis costuma ser maior. Em casos de imóveis usados, o preço pode ser mais competitivo, em uma localização mais atraente, entretanto pode haver a necessidade de realizar reformas para que a unidade atenda melhor as necessidades da família. Já nesses casos, a comissão é paga pelo vendedor. Ao buscar um imóvel, principalmente um usado, é importante contar com um auxílio de um profissional. Para isso escolha um corretor de imóveis de confiança e seja firme quanto as características listadas que precisam constar no imóvel. Assim o profissional pode fazer uma escolha mais objetiva em relação as opções disponíveis e a questão da localização. Tente não buscar um grande número de imóveis, seja mais assertivo e deixe o corretor ficar responsável pela parte da negociação. Com uma proposta em mãos por exemplo, fica muito mais fácil de o corretor conseguir fechar negócio e ainda conseguir condições favoráveis que atendem a necessidade de ambas as partes envolvidas na venda.

 

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais!

 

Related Articles

Check Also

Close