Cidades

Secretário afirma que vacinação em Goiânia só terá início quarta-feira (20)

Em pronunciamento realizado na manhã desta segunda-feira (18), o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, informou que a vacinação na capital terá início na próxima quarta-feira (20). A expectativa era de que a vacinação em Goiás começasse ainda hoje (18) após declarações do governador Ronaldo Caiado (DEM). Segundo ele, ás 17h, iriamos dar início “a vacinação no estado de Goiás. Prioridade aos idosos e também toda equipe médica de saúde pública”, disse Caiado.

Entretanto, Durval informou que neste primeiro momento, não serão abertas salas de vacinação à população. Ao todo, Goiânia recebe 30 mil doses da CoronaVac, e cerca de 15 mil pessoas serão vacinadas inicialmente. Profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia e idosos que moram em instituições de longa permanência serão os primeiro a receber as doses.

De acordo com o secretário, a imunização será feita direto nas unidades de saúde e nos abrigos. A expectativa é que sejam aplicadas mil doses por dia neste grupo de risco. “É muito importante entender que nesse primeiro momento, haja vista a restrição de doses, é fundamental que se previna as pessoas mais idosas e os trabalhadores da saúde”, ressaltou o secretário.

Distribuição por distritos

Cada um dos sete distritos sanitários de Goiânia contará com uma sala exclusiva para vacinação contra covid-19. Além disso, haverá uma estrutura em modalidade drive-thru no estacionamento do Estádio Serra Dourada. Cada unidade vai monitorar os cidadãos vacinados na capital. Uma segunda dose da CoronaVac deve ser aplicado em até 28 dias após a aplicação da primeira dose.

Goiás recebeu 87.172 doses nesta segunda-feira (18). Das seis milhões de doses da CoronaVac, o estado receberá cerca de 182 mil para imunização da população neste primeiro momento. De acordo com o Governo Federal, elas devem ser divididas da seguinte forma: pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (8.828); pessoas com deficiência institucionalizadas (475); população indígena vivendo em terras indígenas (320); e trabalhadores de saúde (77.549).

Related Articles

Pular para a barra de ferramentas