GoiásManchete

Mais de 400 mil doses de vacina contra Covid não foram aplicadas ou registradas em municípios goianos

Mais de 400 mil doses de vacinas contra a Covid-19 não foram aplicadas ou registradas pelos municípios de Goiás. Segundo dados da Secretaria da Saúde (SES), até o momento, o estado recebeu 1.031.389 doses, mas somente 624.715 constam como utilizadas. A Pasta estadual vê com preocupação a falta de atualização nos sistemas, já que indicam suposta existência de vacinas em estoque, o que pode resultar no recebimento de menos imunizantes nas próximas distribuições.

O titular da SES, Ismael Alexandrino, enviou, na manhã desta desta quarta-feira (7), um ofício aos secretários municipais de saúde das 246 cidades goianas recomendando a imediata e contínua atualização dos dados de vacinação nos sistemas do Ministério da Saúde. No documento, ele ressalta que 406.665 doses não foram aplicadas ou registradas, o que representa não utilização e/ou não registro de 39,42% do total de imunizantes já distribuídos.

De acordo com a SES, o atraso no preenchimento dos dados tem comprometido a quantificação e divulgação do número real de imunizados.

A SES informa que os responsáveis pelas notificações devem registrá-la e mantê-la atualizada nos sistemas oficiais de notificação. Desta forma, se cada município realizar a correta atualização, os dados serão democratizados e disponibilizados para a população de forma correta, conveniente e oportuna. A SES vai notificar os municípios que não atualizarem o número de doses aplicadas no sistema e podem receber menos doses nas próximas levas enquanto não identificar o que foi feito com essas doses.

Com Agência de Notícias/SECOM

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *