CidadesCoronavírus

Jataí decreta lockdown e controla circulação de carros e pessoas

A Prefeitura de Jataí publicou nesta terça-feira (2) o decreto n° 0057 que suspende a circulação de pessoasveículos e todas as atividades não essenciais no município a partir das 0h de quarta-feira (3/3)Lockdown vai até as 6h da terça-feira (9/3). Na segunda-feira (1°/3), a cidade chegou a atingir 100% da ocupação de leitos de UTI, tanto da rede pública como particular.

De acordo com o decreto municipal, pessoas e veículos só poderão circular em situações de urgência. O documento prevê exceção apenas para cidadãos que precisem de atendimento de urgência e profissionais de saúde, advogados, servidores públicos e autoridades que estiverem trabalhando. Veículos particulares só poderão sair às ruas para a prestação de socorro.

O texto ainda traz as possíveis penalidades para aqueles que não respeitarem as normas estabelecidas. A multa para estabelecimentos comerciais que insistirem em funcionar  será de R$ 5 mil, se primário, e de R$ 10 mil se reincidente. O alvará de funcionamento ainda poderá ser suspenso ou até mesmo cassado.

Além disso, estabelecimentos de comércio varejista e atacadista de produtos alimentícios, ficam autorizados o funcionar  das 6h às 20h, mediante senha, respeitando a limitação 1 (uma) pessoa para cada 12m² da área de vendas.

Segundo o último boletim divulgado pela Prefeitura de Jataí, o município já contabiliza 15.046 casos confirmados da Covid-19 e 137 óbitos. Nenhum óbito foi registrado ontem e a taxa de letalidade da doença no município atualmente é de 1.87%.

Ontem Goiás alcançou a maior taxa de ocupação em UTIs para Covid. Por volta das 15h, 97% dos leitos destinados a Covid-19 estavam ocupados.  A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou que há até o momento 396.775 casos da doença e 8.545 óbitos confirmados.

Related Articles