Rodovias

Goinfra define a empresa que vai conter as erosões entre Anápolis e Nerópolis

Voçoroca está localizada dentro do perímetro urbano de Anápolis na rodovia estadual

A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) publicou termo de homologação da empresa que irá fazer a execução dos serviços de reparação de erosão localizada na GO-222, no Km 3,51. O trecho onde fica o problema é bastante movimentado, pois liga a cidade de Anápolis, a partir do Jardim Santa Cecília, até Nerópolis.

A empresa RS Engenharia receberá R$ 2,97 milhões para executar o serviço. Por se tratar de uma situação de emergência, já que há grande risco de desmoronamento da pista, a Procuradoria Setorial da Secretaria de Estado da Administração emitiu parecer jurídico favorável à contratação direta, o que resultou em um processo mais célere.

Segundo levantamento feito pela Goinfra, o processo erosivo na GO-222 tem 240 metros de extensão. Nota técnica da agência, emitida em novembro do ano passado, ressaltava a necessidade de uma intervenção imediata no local, sob o risco de comprometimento do tráfego na pista, colapso de uma seção da referida pista e perdas humanas.

“Ressalta-se que parte das construções dessa ocupação corre risco de serem demolidas pelo desmoronamento com avanço da voçoroca, portanto a melhor decisão a se tomar para resolver o problema efetivamente é a realização de Projeto e Execução Emergencial, haja visto a urgência da execução dos serviços, devido ao risco de rompimento da pista”, completa o documento da Goinfra.

A solução apontada pelo órgão do governo estadual consiste na implantação de sistema de drenagem convencional, em que a água da chuva é captada em sarjetas e meio-fio, e conduzida até às saídas d’água ou caixas coletoras localizadas nos bordos das pistas. O cronograma do projeto básico é de que todos os serviços sejam executados em três meses. O valor máximo para a intervenção era de R$ 3,62 milhões, ou seja, a Goinfra conseguiu reduzir custos mesmo com a contração direta.

Related Articles