AnápolisEducaçãoManchete

Educação de Anápolis conquista selo ouro no compromisso com a alfabetização

Iniciativa reconhece investimentos da gestão municipal para melhorar a aprendizagem dos estudantes da rede

A Prefeitura de Anápolis alcançou mais um marco na qualidade do ensino. O município recebeu a categoria Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa reconhecer boas práticas das secretarias estaduais, municipais e distritais voltadas a garantir a alfabetização das crianças.

“A gestão Roberto Naves foi a que mais investiu na Educação municipal, e, por isso, estamos avançando cada vez mais na qualidade do ensino. Este selo, que é um grande reconhecimento por parte do MEC, atesta que a Educação de Anápolis é, sim, uma das melhores do Estado de Goiás”, afirma Flávia Fernanda, secretária municipal de Educação.

Para alcançar o Selo Ouro, Anápolis atendeu a critérios estabelecidos pelo MEC, como o incentivo à leitura e escrita, a formação de professores e gestores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e a realização de avaliações de fluência. O município obteve nota 95 e, assim, recebeu o reconhecimento.

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é dividido em três categorias – bronze, prata e ouro – e tem como objetivo incentivar políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidas com as metas de alfabetização e redução de desigualdades, estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Em 2024, participaram da iniciativa os 26 estados e o Distrito Federal, além de 4.578 municípios brasileiros.

Investimentos da gestão

Nos últimos oito anos, a gestão de Roberto Naves realizou inúmeros investimentos que contribuíram para esse avanço na educação de Anápolis. Pela primeira vez na história, os estudantes da rede municipal têm um sistema único de ensino, utilizando o mesmo material didático em todas as unidades. Além disso, a infraestrutura das escolas e creches foi aprimorada, com a construção, reconstrução ou reforma de 36 unidades, criando mais de cinco mil vagas e reduzindo o déficit.

A gestão também priorizou o bem-estar e o acolhimento dos estudantes. Atualmente, 50% das salas de aula da rede municipal contam com ar-condicionado, e os kits escolares agora incluem tênis e meias, promovendo dignidade e equidade.

A educação inclusiva também recebeu atenção especial. O número de cuidadores foi ampliado de 45 para 460, garantindo o suporte necessário aos estudantes que necessitam de cuidados especiais. Além disso, foi inaugurada a Clínica Escola do Autista, a primeira de Goiás a oferecer atendimento em educação e saúde.

Todos esses avanços são comprovados por dados: a taxa de analfabetismo caiu de 5,3% para 3,7%, e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental subiu de 5,7 em 2015 para 6,2 em 2024, consolidando Anápolis como a segunda melhor educação entre as principais cidades de Goiás.

Related Articles