
Anápolis tem duas equipes garantidas nas finais do Campeonato Goiano de Basquete de 2023 nas categorias de base. Com exceção da sub-17, onde a cidade não tem representantes, o município terá equipe brigando pelo título em todas as categorias.
Quem tem mais presença na fase final é o Vultures/UniEvangélica. Os abutres brigam pela taça nas categorias sub-13, sub-15, sub-19 e sub-21 masculino, além do sub-15 feminino.
A Associação de Basquete de Anápolis (ABA) chegou à decisão no sub-21 masculino e acabou ficando de fora da decisão nas demais categorias.
Os títulos do Goiano de Basquete serão definidos entre 12 e 15 de outubro, no Ginásio Internacional Newton de Faria. Todas as categorias masculinas têm quatro equipes, que passaram pelas fases classificatórias. No feminino, sub-17 e sub-13 têm duas finalistas, e o sub-15 tem três.
A etapa de classificação é dividida pela fase interior, que reúne equipes de cidades menores do estado, e a metropolitana, com clubes da Grande Goiânia e de Anápolis. Esta última foi encerrada no último fim de semana, com quatro partidas envolvendo ABA, UniEvangélica/Vultures e Defensores, da capital.
A tabela da fase final ainda será confeccionada pela Federação Goiana de Basquete (FGB). Além dos anapolinos, estão na disputa equipes de Goiânia, como Defensores, HM Sports e Raptors/Engenharia, Mozarlândia, Quirinópolis, Jaraguá e também de Água Boa, cidade de Mato Grosso.
Veja os classificados à fase final do Goiano de Basquete, em Anápolis:
Sub-13 masculino: Água Boa-MT, Mozarlândia, Raptors/Engenharia e Vultures/UniEvangélica
Sub-13 feminino: Quirinópolis e Água Boa-MT
Sub-15 masculino: Mozarlândia, Água Boa-MT, Vultures/UniEvangélica e Raptors/Engenharia
Sub-15 feminino: Água Boa-MT, Quirinópolis e Vultures
Sub-17 masculino: Água Boa-MT, Mozarlândia, HM Sports e Raptors/Engenharia
Sub-17 feminino: Água Boa-MT e Mozarlândia
Sub-19 masculino: Mozarlândia, Jaraguá, Vultures/UniEvangélica e Defensores
Sub-21 masculino: Mozarlândia, Defensores, Vultures/UniEvangélica e ABA