Últimas Notícias
Amor é mais fácil para cervos do que para pessoas em filme húngaro indicado ao Oscar

BUDAPESTE (Reuters) – O primeiro filme da diretora húngara Ildiko Enyedi em quase duas décadas, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro deste ano, conta a história de duas pessoas em busca do amor –em seus sonhos, como cervos em uma floresta.
Visando conquistar o terceiro Oscar da Hungria em três anos no próximo final de semana, Corpo e Alma é protagonizado por Endre e Maria, que todas as noites compartilham o mesmo sonho, apesar de terem dificuldade de se conectar na vida real.
Como cervos, eles se conhecem e se apaixonam em uma linda paisagem invernal.
As cenas nas quais os animais elegantes se encontram junto a um rio para beber água e se cortejar correm paralelamente àquelas que mostram as tentativas tímidas e desajeitadas de Endre e Maria se aproximarem no abatedouro onde trabalham.
Filmar os cervos de verdade, chamados Picur e Goliat, foi um desafio, disse Zoltan Horkai, que administra um centro de treinamento de animais em Godollo, perto de Budapeste.
Cervos não são como animais domesticados, cooperar com o homem não está no código deles, disse Horkai. No inverno, machos e fêmeas nem ficam juntos normalmente e tivemos que convencê-los a se mover em sincronia.
O filme conquistou o Leão de Ouro no 67º Festival Internacional de Cinema de Berlim do ano passado.
Quando Ildiko me procurou com o roteiro, ela me disse que estas duas pessoas são realmente desajeitadas na vida, e que gostaria de mostrar como isso funciona com as cenas dos animais, contou Horkai. E funcionou… embora seu relacionamento seja mais baseado na confiança do que no amor.
Horkai, especializado em estudar e treinar lobos, usou dois lobos com coleiras para conduzir os cervos à distância.
O filme húngaro Filho de Saul ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2016, e Sing levou o prêmio de melhor curta-metragem em 2017.
(Por Krisztina Than e Krisztina Fenyo)




