CidadesGoiás

Enel dobra capacidade da subestação Palmeiras

Goiânia, 28 de julho de 2020 – A Enel Distribuição Goiás dobrou sua capacidade instalada na Subestação Palmeiras. A distribuidora investiu mais de R$ 5 milhões para ampliar e modernizar a unidade, que vai melhorar a qualidade da energia distribuída para cerca de 24 mil clientes de Palmeiras, Nazário, Jandaia e Palminópolis. Nesta terça-feira (28) a empresa realizou uma visita técnica à subestação, que será concluída e entregue à comunidade na sexta-feira (31). A entrega faz parte do compromisso da companhia em transformar a realidade da distribuição de energia elétrica no Estado de Goiás.

A subestação recebeu um novo transformador de 20 MVA, que dobrou a capacidade instalada pela Enel na unidade, e a  instalação de dois bancos de capacitores, que fazem parte do acordo firmado com o governo estadual, o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em agosto passado. “Esses equipamentos aliviam o sistema elétrico e melhoram a qualidade da energia que sai da subestação e é distribuída para residências, comércios e indústrias. Eles também ajudam a evitar oscilações nos níveis de tensão, mantendo o fator de potência dentro dos limites regulamentados pela Aneel”, explica o responsável de Alta Tensão da Enel Distribuição Goiás, Roberto Vieira.

De acordo com Roberto, a subestação também recebeu novos equipamentos de supervisão, controle e proteção. “São equipamentos telecontrolados, ou seja, que podem ser comandados direto do nosso Centro de Operações, que fica em Goiânia. Dessa forma, conseguimos identificar falhas de forma mais assertiva, porque não há a necessidade de um técnico se deslocar ao local, o que possibilita ações de recomposição muito mais rápidas”, explica.

Desde que assumiu o controle da distribuição de energia em Goiás, em fevereiro de 2017, a Enel tem investindo fortemente na construção, ampliação e modernização de subestações em todo o Estado. Até julho deste ano, já foram entregues seis novas unidades e ampliadas e modernizadas outras 83, beneficiando quase 2 milhões de clientes goianos. “O nosso planejamento para 2020 é ainda mais grandioso. Somente nesse primeiro semestre já concluímos melhorias em 38 subestações, trazendo mais qualidade na energia para 755 mil clientes”, acrescenta Roberto. Ele ressalta, ainda, que a companhia segue com obras em ritmo acelerado em todas as regiões goianas e até o fim deste ano. A previsão é de que sejam entregues outras seis novas subestações e modernizadas e ampliadas outras 83, beneficiando mais 1,3 milhão de clientes no Estado de Goiás.

Mutirão

A Enel Distribuição Goiás realiza nesta semana um grande mutirão de manutenção e prevenção na região Sul, e Palmeiras é uma das 12 cidades contempladas. Além dos serviços de poda de árvores e correção de defeitos na rede elétrica, a Enel leva para o município nesta terça (28) e quarta-feira (29) uma loja móvel, para atendimento aos clientes na Rua Abel Coimbra, Centro, das 8h às 18h.

 

Sobre a Enel Distribuição Goiás 

 

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Matheus Asafe

Diretoria de Comunicação

Tags

Related Articles