Um levantamento do Instituto Lupa Pesquisas mostra que o candidato Kelson Vilarinho (UB) , perdeu espaço nas intenções de voto na disputa para prefeitura de Caçu-Go, enquanto Walter Júnior (PL) apresentou crescimento. O cenário, antes com vantagem para Kelson, agora indica um empate técnico, o que coloca os últimos dias de campanha como determinantes para definir quem sairá vitorioso das urnas em outubro.
Os números da pesquisa mais recente mostram que Kelson liderava com folga, e agora viu a vantagem ser bastante reduzida. Na pesquisa estimulada — onde os candidatos são apresentados em cartela aos eleitores — Kelson Vilarinho aparece com 40,21%% das intenções de voto, enquanto Walter Júnior já acumula 35,57%. A margem de erro de cinco pontos percentuais torna a disputa tecnicamente empatada, abrindo espaço para emocionante disputa nos últimos dias antes da eleição no Município.
Já Ivair Guimarães (PP) aparece com 7,47% na última pesquisa, mostrando que ele continua distante da disputa principal, praticamente isolado na terceira posição. enquanto Reiber da Silva(PT) tem 2,84%, segundo a pesquisa..
Cenário espontâneo
No levantamento espontâneo, que mede a lembrança imediata do eleitorado sem a apresentação dos nomes dos candidatos, a vantagem de Kelson também se reduziu, aparecendo com 36,60% das intenções de voto, contra 30,5% de Walter Júnior. Ivair registrou 6,44% das intenções de voto nessa modalidade.
Outro fator importante que emerge da pesquisa é o alto índice de indecisos. Na espontânea, 24,23% dos eleitores ainda não sabem em quem votar, uma margem significativa que pode decidir o resultado da eleição. Com isso, os indecisos se tornam o alvo principal das campanhas, que precisarão redobrar seus esforços nas últimas semanas para conquistar essa parcela do eleitorado.
Rejeição
A rejeição dos candidatos também se torna um dado relevante para entender o cenário atual. Kelson Vilarinho lidera esse ranking, com 22,42% dos eleitores afirmando que não votariam nele de jeito nenhum, Walter Júnior, por sua vez, apresentou índice menor, com uma rejeição de 13,40%, Ivair Guimarães aparece com 16,755 de rejeição, e Reiber da Silva com 14,18%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 26 de setembro. Foram entrevistados 372 eleitores, com uma margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-05058/2024.