Uncategorized

Uma mulher fantástica e Zama entram como favoritos aos Prêmios Platino

Madri, 30 jan (EFE).- Com a primeira pré-seleção anunciada nesta terça-feira, os filmes Uma mulher fantástica, do chileno Sebastián Lelio; Zama, da argentina Lucrecia Martel – e com Matheus Nachtergaele no elenco -, e Últimos dias em Havana, do cubano Fernando Pérez, entraram como os favoritos da 5ª edição dos Prêmios Platino de Cinema Ibero-Americano.

Os três são os que aparecem em mais categorias neste primeiro corte decidido pelos membros da Federação Ibero-americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (FIPCA) e das associações nacionais de produtores de cada país, em parceria com as Academias e Institutos de Cinema locais, que propuseram os filmes.

Em 20 de fevereiro serão anunciados as 20 candidaturas de cada grupo e em 14 de março sairão as nomeações finais que competirão nesta edição. A festa de entrega acontecerá em 20 de abril, no Teatro Gran Tlachco, no Parque Xcaret, no México, conforme comunicado dos organizadores.

Nesta primeira seleção está Uma mulher fantástica, indicado ao Oscar na categoria melhor filme em língua não inglesa e ao Goya de melhor filme ibero-americano. O longa está em oito esferas e foi pré-selecionado para categorias como melhor filme, melhor direção e melhor atriz (Daniela Vega). Zama também aparece em oito categorias, mas com nove opções, já que em melhor ator estão Matheus Nachtergaele e Daniel Giménez Cacho. Últimos dias em Havana, por sua vez, pode entrar com sete indicações, entre elas melhor filme, melhor direção, melhor roteiro.

Quanto aos documentários, há títulos como a colombiana Amazona; o chileno El pacto de Adriana e o espanhol Dancing Beethoven. Já a categoria animação está dominada por produções brasileiras, com seis candidatos, As aventuras do pequeno Colombo, Bugigangue no Espaço, Café, um dedo de prosa, História antes de uma história, Historietas Assombradas – o filme e Lino.

Ao prêmio de melhor filme, que tem 526 longas-metragens na lista preliminar, pode concorrer o brasileiro Bingo: o Rei das Manhãs, de Daniel Rezende.

A edição de 2018 ganhou duas novas categorias: melhor interpretação masculina e feminina de minissérie e melhor série de televisão ibero-americana, e, com a realização da cerimônia no México, os organizadores querem homenagear uma das filmografias com maior história e talento, não só da região, mas também do mundo.

A Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais (EGEDA) e a Federação Ibero-americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (FIPCA) são as responsáveis pela produção dos Prêmios Platino do Cinema Ibero-americano. EFE

Related Articles