Últimas Notícias
Operação da PF investiga desvio de recursos da Saúde em Porangatú
Polícia cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Porangatu e Goiânia. Inquérito investiga contratações irregulares realizadas pela prefeitura com supostos direcionamentos a clínicas de exames e de imagem do município

Uma nova fase da Operação Laboratórios Premiados, conduzida pela Polícia Federal (PF), está em andamento com foco em investigações sobre desvios de recursos públicos na área da Saúde em Porangatu. Nesta quarta-feira (27), foram executados quatro mandados de busca e apreensão, abrangendo locais tanto na mencionada cidade quanto em Goiânia.
Esta segunda fase da operação sucede a primeira, deflagrada em março de 2023, pela PF em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU). Naquela ocasião, as autoridades investigaram contratações suspeitas realizadas pela Prefeitura de Porangatu, com indícios de direcionamento para clínicas de exames laboratoriais e de imagem do município.
Durante as diligências da primeira fase, documentos e objetos foram apreendidos, corroborando as suspeitas iniciais. Além disso, evidenciou-se a participação de membros da família da prefeita Vanuza Valadares (UB) na gestão municipal, mesmo sem ocuparem formalmente cargos na prefeitura. Tal situação gerou fortes indícios de práticas corruptas envolvendo um dos membros da família.
De acordo com a PF, os mandados executados nesta quarta-feira têm por finalidade reunir mais informações e provas, visando esclarecer os possíveis vínculos entre a prefeita e seus familiares com os empresários donos das clínicas e laboratórios que prestavam serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em nota, A Prefeitura de Porangatu disse que, até o momento, não recebeu nenhum documento e nem policiais nesta quarta. ”Estamos a disposição de qualquer órgão de fiscalização e a imprensa para passar as informações sempre que requisitarem. Seguimos apoiando a apuração e logo será provado que os processos foram feitos com transparência e respeitando os recursos públicos”, diz o texto.



