MancheteÚltimas Notícias
Ex-governador Marconi Perillo detalha plano para o agro e sela compromissos estruturais no Sudeste do Estado

A cidade de Campo Alegre de Goiás, distante 260 quilômetros de Goiânia, foi o palco escolhido por Marconi Perillo (PSDB) neste sábado (27/6) para alinhar seu plano de governo com as necessidades da região Sudeste. O pré-candidato ao Governo Estadual dividiu sua agenda entre o reconhecimento histórico de aliados políticos e a apresentação de soluções financeiras emergenciais para o agronegócio.
O estopim das discussões econômicas foi a crise enfrentada pelo homem do campo, espremido pela queda no preço da soja e inflação nos custos de produção. Marconi se comprometeu a viabilizar junto ao Governo Federal a “securitização” — processo que converte dívidas e recebíveis rurais em títulos financeiros —, oferecendo alívio financeiro rápido. Ele ainda mirou nos produtores de leite, classificando a categoria como “sofrida” e prometendo ampla desoneração para combustíveis, máquinas e insumos.
O tom subiu ao avaliar a gestão atual. O tucano chamou a “taxa do agro” de famigerada, apontando que os mais de R$ 3,1 bilhões extraídos do setor não viraram estradas. “Em nossos governos (1999-2006, 2011-2018) fizemos obras sem onerar os produtores rurais. Sem esfaqueá-los pelas costas”, disse ele, lembrando a queda do ICMS do boi em pé de 12% para 3% em suas gestões.
A agenda também marcou presença na celebração de Zé Antônio (PP). O político de 71 anos, nascido em Paracatu (MG), comemorou 50 anos vivendo no município, onde foi prefeito por quatro vezes (1997-2000, 2001-2004, 2017-2020 e 2021-2024), ao lado da esposa e também ex-prefeita Cidinha (2009-2012). Zé Antônio fez questão de agradecer as obras da parceria passada com Marconi, que renderam asfalto, 230 casas, energia e esportes.
De imediato, Marconi firmou com o prefeito de agora, Douglas Sertório, a promessa de fazer mais 160 casas e entregar a rodovia GO-213 até o rio São Marcos, caso vença o pleito. A comitiva do sábado estava forte, reunindo figuras como o deputado Gustavo Sebba (PSDB), o ex-deputado Roberto Balestra (PP), o ex-presidente da Alego Jardel Sebba (PSDB) e os ex-prefeitos ipamerinos Wellington Rodrigues Peixoto e Daniela Vaz Carneiro.



