Últimas Notícias
Furacão Ofelia alcança categoria 3 rumo ao arquipélago dos Açores

Miami, 14 out (EFE).- O olho do furacão Ofelia, que alcançou neste sábado a categoria 3 da escala Saffir-Simpson, se encontra ao sul do arquipélago português dos Açores com ventos máximos sustentados de 185 quilômetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.
Ofelia, o sexto grande furacão da atual temporada no Atlântico, está 375 km ao sudeste das ilhas, de acordo com o último boletim do NHC.
O furacão se move a uma velocidade de 44 km/h e segue com uma trajetória rumo ao nordeste, na qual se manterá até a noite de domingo, quando deve seguir em direção ao nordeste.
Na rota prevista, o olho de Ofelia continuará hoje ao sul e ao leste do arquipélago dos Açores, sem que gere por enquanto alertas ou advertências em zonas costeiras.
O NHC prevê que Ofelia continue sendo um poderoso furacão em sua rota para a Irlanda, embora na segunda-feira possa se degradar a um ciclone pós-tropical.
Ainda de acordo com o centro meteorológico, as zonas costeiras da Irlanda e do Reino Unido devem sofrer com fortes chuvas e ventos bem antes da chegada do olho do furacão.
Ofelia é a décima tempestade tropical que se transforma em furacão de maneira consecutiva no Atlântico, o que representa uma marca histórica que não se repetia há mais de um século.
Além disso, é o sexto grande furacão desta intensa temporada na bacia atlântica, após Harvey, Maria, Irma, Lee e José. EFE




