AnápolisEducaçãoJustiça

Faculdade em Anápolis dificulta ao máximo renovação de matrícula e revolta alunos

A Faculdade Anhanguera de Anápolis não possui diretor financeiro, nem qualquer pessoa responsável por negociação financeira, é tudo 'sistema'

Alunos da Faculdade Anhanguera de Anápolis estão alegando que a Instituição tem dificultado ao máximo a continuação dos estudos quando se trata de dívidas pendentes principalmente na rematrícula.

A Faculdade estaria, diante da obrigação do aluno em renovar matrícula, sendo intransigente na negociação com alunos que atrasaram suas mensalidades não dando qualquer opção na condição que o estudante se propõe a resolver para continuar os estudos.

Conforme apurado pela reportagem do Goiás Em Tempo, a Faculdade Anhanguera de Anápolis não possui diretor financeiro, nem qualquer pessoa responsável por negociação financeira. A Instituição de ensino usa seus servidores na sua Sede no Anashopping, apenas para acessar sistema que dizem ser nacional e assim passar a informação ao aluno que pretenda negociar.

Após várias tentativas de ter uma posição da Faculdade de Anápolis, que atende pelo contato via WhatsApp 62-4015-9443, os atendentes indicaram dois números de São Paulo , sendo um deles WhatsAPP. Ligamos no número 3003-4030 que é robotizado e não tem opção de atendimento humanizado, conforme Decreto 11.034/22 de atendimento SAC no Brasil. Fizemos contato através do Whats App indicado- 011 91348-1040, que da mesma forma não responde a qualquer questionamento a não ser com o próprio aluno, após envio do CPF. Não tem canal para informação à população.

Na unidade de Anápolis, Após ver a disponibilidade de negociação que parte da empresa, a informação passada para o aluno é uma “ simulação de negociação”  que é uma entrada  de 50% da dívida calculada em cima de juros e multas e demais parcelas, inclusive incluindo rematrícula e o mês a ser estudado,  sendo impossível ter outra negociação de entrada e sequer aceitam ouvir proposta do aluno. Não tem negócio.  Diante disso o estudante fica sem renovar a matrícula , não pode estudar nessa faculdade, e a única saída é perder o semestre ou no máximo mudar de faculdade.

Alunos relatam que para se  transferirem  para outra instituição na própria cidade de Anápolis, teriam que montar outra ‘grade’ e provavelmente perderiam o semestre da mesma forma. Sabendo disso a Faculdade Anhanguera endurece a negociação, principalmente para quem vai para o último período, e usa de armadilha para atrair alunos de outras instituições, oferecendo matrícula de graça e até um mês fora, além de cobrar o valor metade da mensalidade das outras, e dos seus próprios cursos, menosprezando quem já está matriculado.

Durante um pequeno atraso de mensalidade a Faculdade já inclui o nome do aluno nos órgãos de proteção de crédito, impossibilitando o próprio aluno a fazer empréstimo para quitar a dívida. “ Fui fazer um empréstimo para pagar a faculdade Anhanguera quando descobri que eles colocaram meu nome no SPC , aí não consegui o dinheiro pra pagar eles, um absurdo, eles sujam o nosso nome e ainda proíbem  a gente de estudar se não pagar eles”, disse uma aluna que está em dificuldade por ter perdido o seu emprego.

Uma atendente da Anhanguera em conversa com nossa reportagem disse que para quem vai fazer o último período a dificuldade de negociação é bem maior, pois não terão o aluno após a formação. “ Aí que o aluno não consegue mesmo, porque no último período a Faculdade não abre mão de receber uma entrada maior com os juros multas e rematrícula, e ainda a mensalidade. Podem ligar lá (São Paulo)  ou pelo WhatsApp que a resposta é a mesma minha aqui, é perder tempo tentar porque o sistema é um só, e não tem ninguém para atender o financeiro a não ser nós mesmas aqui “.

 

No Mês de agosto a Anhanguera de Anápolis fez campanha para renegociação de dívidas de alunos nos dias 12 e 19, porém quando os alunos chegavam para negociar o sistema pedia uma nova documentação e o diploma de conclusão de ensino anterior, sendo que os alunos  já haviam enviado esses documentos na primeira matrícula. Após vários dias sem resposta do sistema os alunos impedidos de renovar entraram em desespero pois quando a Faculdade liberou a dívida para ser negociada já havia terminado a campanha. Um absurdo após outro.

Nossa reportagem procurou o Procon de Anápolis e foi informada que a Faculdade Anhanguera é campeã de reclamação em ensino educacional em Anápolis. Um servidor nos informou que é impossível negociar com a Anhanguera. “Quando chega um aluno para reclamar ( da Anhanguera) ligamos na faculdade que fica aqui em cima do mesmo prédio nosso, e eles dizem que não tem ninguém para negociar, apenas o ‘ sistema’. No caso temos que enviar uma notificação por escrito para o sistema deles, que só responde depois de 10 dias também por escrito. Pelo menos mandamos multas para eles, mas nem assim eles se importam em mudar a forma de negociar, acham que compensa pagar multa e continuar  desafiando a lei    É uma coisa que nunca vi nesses anos de Procon.” Disse indignado o servidor.

Em relação a outras Instituições da cidade o servidor do Procon continuou- “ As outras eu falo (faculdades) na hora, pego o telefone aqui e já resolvo, eles ouvem os alunos e fica claro que querem resolver, a única que não tem negócio é a Anhanguera, muito difícil.” Relatou.

As principais Insituições na cidade são UniEvangélica, Raízes, e FAMA, Católica, e todas elas possuem departamento financeiro com diretores e negociadores presentes , estudando caso a caso as condições dos alunos . “ A maior satisfação é formar um aluno em nossa Faculdade, e para isso fazemos de tudo para ajudar o estudante a concretizar seu sonho e de seus familiares”.  disse um servidor da Faculdade FAMA.

Os artifícios usados pela Faculdade Anhanguera para humilhar seus alunos com débitos, passa inclusive pelo envio da simulação feita pelo sistema quando apresentam apenas uma planilha como se fosse um débito bancário , com juros e multas . Após isso os servidores da unidade de Anápolis passam um número para o aluno ligar , oferecem o Portal do Aluno com link e WhatsApp com número de São Paulo, além de um número que tem ligação paga e não é  gratuito.

A Faculdade Anhanguera  já teve contra si processo na Justiça na unidade de Taguatinga, quando uma aluna inadimplente entrou com liminar para renovar matrícula com os mesmos argumentos que os alunos de Anápolis relatam, e  após determinação do juiz da 4ª Vara do DF- teve seu pedido atendido. Processo: 2016.07.1.011682-3– Veja matéria no link abaixo.

https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2016/junho/liminar-determina-que-faculdade-rematricule-aluno-inadimplente

Após várias tentativas e mesmo sem retorno, o espaço continua aberto caso a Faculdade Anhanguera queira se posicionar.

 

 

 

 

 

 

Related Articles