Educação

Escola pública em Águas Lindas de Goiás desenvolve material pedagógico acessível e recebe visita de equipe do Instituto Rodrigo Mendes

Educadores apresentaram atividade sobre respiração com protótipo elaborado por eles. Em breve, material estará disponível no portal DIVERSA

Na primeira semana de outubro, a EM Antônio Cícero Araújo da Costa, em Águas Lindas de Goiás, recebeu a equipe do Instituto Rodrigo Mendes para apresentar um material pedagógico acessível criado por educadores da rede. Durante a visita, a equipe participou de uma filmagem para divulgar o material no portal DIVERSA.

Os educadores desenvolveram um protótipo construído com papelão, LED, arduino e lâmpadas de um corpo humano (cabeça, pescoço e tórax), com foco no sistema respiratório. Quando acionado, o material apresenta três tipos de respiração: acelerada, comum e pranayama (técnica de ioga, em que devemos inspirar por 4 segundos, reter o ar por 7 segundos e liberar durante 8 segundos). O protótipo foi desenvolvido por profissionais da escola durante a formação Materiais Pedagógicos Acessíveis, oferecida gratuitamente pelo Instituto Rodrigo Mendes e pelo MudaLab, em parceria com o Instituto Ambikira e o Instituto FAR, para 5 redes públicas de ensino, dentre elas, a de Águas Lindas de Goiás.

A ideia de criar um material focado na respiração humana surgiu em resposta ao fato de os educadores notarem que alguns alunos do 4o e 5o. anos tinham comportamentos ansiosos, hiperativos, dispersos e com certos aspectos de agressividade. Explorar com todos os estudantes o tema da respiração de forma dinâmica e lúdica e conversar sobre o quanto respirar com consciência foram as soluções encontradas por eles para ajudar os alunos a se acalmarem e manter o foco durante as aulas. Ao mesmo tempo, respiração é um tema de estudo previsto para 4o. e 5o. anos do Ensino Fundamental pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em breve, a descrição completa do material pedagógico acessível estará disponível no portal DIVERSA, bem como o relato da equipe que o desenvolveu.

O percurso formativo Materiais Pedagógicos Acessíveis

O objetivo da formação Materiais Pedagógicos Acessíveis é contribuir para a construção de materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem de todos os estudantes, com e sem deficiência, em classes comuns. A proposta parte de uma perspectiva educacional integral e inclusiva, no contexto desafiador da implementação de currículos articulados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A formação acontece desde 2018 e já envolveu diretamente 127 educadores de escolas públicas e impactou 1376 estudantes. Em 2021, foi a primeira vez que o curso contou com a participação de educadores de outras partes do Brasil e foi realizado em parceria com o Instituto Credit Suisse Hedging Griffo e apoio de AT&T, Abadhs, Fundação Grupo Volkswagen e Itaú Social.

Sobre o Instituto Rodrigo Mendes – O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) é uma organização sem fins lucrativos com 28 anos de existência, que tem como missão colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum. Seus projetos estão organizados a partir de uma arquitetura baseada em três pilares: produção de conhecimento, formação de educadores e advocacy.

Como se referir a pessoas com deficiência?

Atualmente, a principal referência para responder a questão é a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, criada pela ONU em 2006.  O documento recomenda o uso da expressão “pessoas com deficiência”. Ou seja, não se deve usar mais “portadores de deficiência” e “pessoas com necessidades especiais” – duas tentativas recentes de amenizar o estigma e o olhar negativo gerado pelas palavras.”Pessoas com deficiência” é considerada a maneira adequada hoje porque não disfarça a existência de uma diferença e porque favorece a consciência de que, em alguns casos, é necessário um tratamento desigual para promoção da equidade.

 

 

Beatriz Vichessi

bia@maioconteudo.com

 

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