JustiçaManchetePolíciaPolíticaÚltimas Notícias
Diretores da PF apoiam delegados afastados e colocam cargos à disposição

Os diretores da Polícia Federal manifestaram apoio aos delegados Andrei Rodrigues e Leandro Almada na terça-feira, 8 de setembro de 2026, em Brasília. Em nota conjunta, a cúpula da instituição criticou ataques considerados infundados e colocou seus cargos à disposição do diretor-geral substituto. A decisão ocorreu no mesmo dia em que a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria para manter o afastamento de Rodrigues, embora o julgamento tenha sido interrompido por pedido de vista.
Reação institucional aos questionamentos
Os diretores repudiaram tentativas de associar a Polícia Federal a condutas não republicanas, atribuindo as críticas a possíveis motivações político-eleitorais. A manifestação reforça o compromisso da instituição com a legalidade e a independência funcional. O ato ocorreu na sede da corporação e envolveu apoio explícito tanto ao diretor-geral quanto ao diretor de Inteligência.
Posição da segunda turma do stf
No Supremo, a Segunda Turma analisou o afastamento de Andrei Rodrigues, com voto majoritário favorável à manutenção da medida até o momento da interrupção. Ministros André Mendonça e Gilmar Mendes participaram do julgamento, que segue em tramitação. A Polícia Federal, por sua vez, manteve a postura de defesa institucional sem interferir no processo judicial.
Para que fique absolutamente claro, repudiamos toda e qualquer tentativa de imputar a eles ou à Polícia Federal uma atuação não republicana. Tais acusações, desprovidas de fundamento, afrontam a história, a credibilidade e o compromisso institucional que sempre pautaram suas condutas.
Diretores da Polícia Federal
Neste ato, colocamos nossos cargos à disposição do diretor-geral substituto.
Diretores da Polícia Federal



