MancheteMeio Ambiente

Deputados questionam Ministério do Meio Ambiente sobre recorde de desmatamento nos primeiros meses do governo Lula

Deputados federais protocolaram requerimentos na Câmara Federal questionando o Ministério do Meio Ambiente sobre as razões do aumento do desmatamento recorde nos primeiros meses do governo Lula. Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que 1,4 mil quilômetros quadrados da área do cerrado foram destruídos no primeiro trimestre, enquanto a Amazônia teve a segunda maior destruição da história, com 845 km² devastados.

A ministra Marina Silva já se pronunciou sobre o assunto, citando a demissão de fiscais ambientais desde 2016 e a falta de condições para realizar uma fiscalização eficiente. Porém, o deputado Hélio Lopes (PL-RJ) questiona o silêncio dos ambientalistas que criticavam o governo Bolsonaro pelo descuido com a Amazônia, mas agora não cobram um posicionamento do atual governo.

De acordo com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o recorde de desmatamento em março ocorreu no Estado do Amazonas, que registrou um aumento de 767% em relação ao mesmo período do governo Bolsonaro. O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) também protocolou requerimento para obter informações sobre as medidas emergenciais que estão sendo realizadas para conter o avanço do desmatamento. O deputado Pedro Aihara (Patriotas-MG) questionou a justificativa para o aumento significativo nos números e quais medidas efetivas o ministério tem tomado para coibir a destruição.

 

Related Articles