AnápolisEconomiaGoiásManchete

Caoa vai investir R$ 1,5 bilhão na fábrica de Anápolis

O montante deve ser aplicado na produção de novos modelos, projetos de eletrificação e até uma nova marca.

Caoa anunciou na tarde desta segunda-feira, 23, um investimento de 1,5 bilhão de reais na fábrica da montadora em Anápolis, em Goiás.Segundo a montadora, o montante deve gerar quase 2.000 empregos diretos e de 20.000 a 25.000 postos de trabalho indiretos.

O investimento, conforme Correia, fará com que a unidade fabril possa receber dez lançamentos – entre novos modelos, versões e projetos de eletrificação –, além de uma “nova marca”.

A companhia também prevê elevar de 101 para 150 lojas da Caoa Chery no país. “A renovação dos incentivos fiscais por parte do governo federal foi crucial para viabilizarmos esse investimento”, destacou Correia.

Na planta, são produzidos modelos da Hyundai (Tucson, ix35, New Tucson, HR e HD78) e da Chery (Tiggo 5X, o Tiggo 7 e Tiggo 8). A capacidade instalada é de aproximadamente 86.000 unidades.

Marca de luxo?

Para 2021, a Chery trará ao Brasil sua marca de luxo Exeed, com foco em SUVs. A produção deve ser feita em plataforma compartilhada na fábrica de Anápolis, informação ainda não confirmada pela Caoa.

A expectativa é que a nova marca possa levar a Chery a um novo patamar no Brasil, sendo associada a produtos premium.

O plano da Caoa também prevê modelos elétricos na unidade. No ano passado, a Caoa Chery lançou no Brasil o Arrizo 5e, 100% elétrico.

 

O governador Ronaldo Caiado (DEM) salientou a importância dos incentivos fiscais para o desenvolvimento econômico no Estado e reforçou o trabalho logístico para atrair empresas para as diferentes regiões de Goiás.

“Foram dois anos de trabalho para renegociação da dívida e reinserção do Centro-Oeste na concessão de incentivos fiscais. Ver essa lei sancionada traz alegria a todos os trabalhadores e famílias da montadora”, disse Caiado. “Anápolis se transformou em um polo que dará um diferencial que é melhor que estar no litoral”, completou

O investimento tem relação com a emenda à Medida Provisória 987/20, aprovada na Câmara dos Deputados em setembro, que prorrogou até 2025 a concessão de incentivos fiscais às montadoras de veículos instaladas na região Centro-Oeste do Brasil. Com isso, foram beneficiadas a Caoa Hyundai em Anápolis e a Mitsubishi em Catalão. A MP, até então, excluía o Centro-Oeste da prorrogação.

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), lembrou das parcerias que a prefeitura tem com a montadora, com dois caminhões doados, o que aumentou expressivamente as doações de alimentos para famílias carentes. Segundo, o progressista foram pelo menos 6 mil cestas de verduras nos últimos anos.

“Parceria é tudo. A busca pela lei de incentivo garantiu emprego de mais de 1,6 mil trabalhadores que estavam em risco. Brigamos juntos para manter a lei dos incentivos. Isso garantiu o investimento de R$ 1,5 bilhão à nossa cidade”, aponta.

Com Agência de Notícias/

  

Related Articles