Últimas Notícias

Batalha de Raqa está na fase final

As Forças Democráticas Sírias (FDS), apoiadas pelos Estados Unidos, anunciaram neste domingo que a batalha para recuperar Raqa, que já foi um reduto do grupo extremista Estado Islâmico na Síria, está na fase final.

Estamos agora na fase final da batalha de Raqa, disse à AFP a porta-voz Jihan Sheikh Ahmed, depois que as FDS anunciaram o início da operação para retomar os 10% da cidade que permanecem sob controle do EI.

O anúncio acontece após um acordo, revelado no sábado, para retirar os civis que permaneciam na cidade e garantir que os 275 mercenários (jihadistas) locais e suas famílias se entreguem, informaram as FDS em um comunicado.

A batalha (…) continuará até que toda a cidade tenha sido limpa de terroristas que se negam a render-se, incluindo os estrangeiros, completa o texto.

Autoridades locais anunciaram que alcançaram o acordo para permitir que os combatentes do EI saiam da cidade, mas ainda não está claro o número de jihadistas nem o seu destino.

A coalizão internacional que luta contra o EI sob a liderança americana anunciou um acordo para minimizar as perdas civis, mas expressou oposição à saída de combatentes estrangeiros.

Há poucos dias, milhares de civis estavam presos nos últimos bairros de Raqa sob poder dos extremistas, mas segundo a porta-voz das FDS muitos conseguiram escapar.

Related Articles