Goiás

Lissauer recebe estudantes e garante discussão sobre projeto que altera Passe Livre estudantil

Presidente abriu diálogo com alunos para buscar entendimento. Projeto prevê corte do benefício a mais de 60 mil estudantes goianos

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira, recebeu representantes da União Estadual dos Estudantes (UEE) para dialogar sobre o projeto de lei que altera o Passe Livre Estudantil. O encontro aconteceu logo após a suspensão da sessão ordinária desta quarta-feira, 8, quando os alunos protestavam, pelas galerias, para que o projeto de nº 2388/19, de autoria do Governo Estadual, não fosse aprovado.

Lissauer afirmou que pretende construir uma discussão em torno do projeto para que se chegue a um entendimento mais viável para todos os lados. “Reforcei a eles que estou à inteira disposição de todos eles para dialogar, com clareza e responsabilidade, e evitar que os nossos estudantes sejam prejudicados”, justificou.

O presidente do Legislativo também destacou que a manifestação do grupo na Alego é bem-vinda e explicou a eles sobre o funcionamento da sessão e o momento oportuno para que as reivindicações sejam feitas. O assunto foi falado após a sessão precisar ser suspensa devido ao barulho dos manifestantes, impedindo a continuidade dos trabalhos em plenário.

A matéria está com a tramitação suspensa na Comissão Mista, por força dos pedidos de vista, mas deve ser retomada em plenário a partir desta quinta-feira, 9. Além do corte almejado de R$ 40 milhões, o benefício será destinado apenas a alunos do ensino médio, excluindo os de ensinos fundamental, técnico e superior.

A matéria também exige que os estudantes comprovem renda familiar de até três salários mínimos e que sejam beneficiários direto ou indireto de algum programa de erradicação da pobreza do governamental. O novo programa será franqueado a estudantes da rede pública estadual, das escolas comunitárias e filantrópicas, bem como os matriculados em colégios particulares, desde que tenham bolsa integral. Nas contas do Governo do Estado, serão atendidos um total de 22.657 estudantes. Hoje, o passe livre atende 85.075 alunos. O programa do Passe Livre estudantil está em vigor no Estado desde 2012.

Related Articles