Goiás

Rio Araguaia recebe três mil alevinos nesta quinta-feira

O Rio Araguaia recebe nesta quinta-feira, dia 19,  três mil alevinos. A soltura dos peixes recém saídos do ovo será em frente à Associação dos Barqueiros de Aruanã (APA). No local, servidores da Secima também farão ações de educação ambiental e distribuirão 2.500 mudas de árvores nativas do Cerrado para turistas e ribeirinhos.

Estas são ações em favor da proteção e conservação do Araguaia. Todos os anos, durante a temporada de férias de julho, milhares de famílias do Estado e  de outras localidades acampam às margens do rio para desfrutar o contato com a natureza. Por isso, a Secima intensifica neste período o trabalho de educação ambiental e a fiscalização nos municípios goianos banhados pelo Araguaia.

Araguaia Limpo
No início deste mês, uma equipe da Secima deu início ao Projeto Araguaia Limpo – Temporada 2018, abrangendo os municípios de Aragarças, Montes Claros de Goiás, Jussara, Britânia, Aruanã, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia.

Entre as ações estão a análise da água do rio, a divulgação sobre as condições de banho, a conscientização de turistas e moradores ribeirinhos no acondicionamento do lixo gerado e no  recolhimento por batelões até os portos das prefeituras parceiras, para destinação correta.

A edição 2018 do Projeto Araguaia Limpo começou no dia 3, com a saída da equipe da Secima de Goiânia com destino a Aragarças, ponto inicial do percurso. As prefeituras dos sete municípios auxiliam na distribuição dos sacos de lixo e no recolhimento dos resíduos gerados nos acampamentos.

Os turistas, por sua vez, são orientados acerca do descarte correto. Em seguida, servidores das prefeituras passam pelos locais recolhendo o lixo e levando o material para centros de triagem e aterros sanitários.

Desde o início do projeto até o último dia 12, a equipe da Secima já percorreu 231 quilômetros de barco, de Aragarças até Aruanã. Um total de 143 acampamentos foi visitado e 20 mil sacos de lixo foram distribuídos (5 mil em acampamentos e 15 mil para prefeituras), além de 800 camisetas distribuídas.

O projeto prosseguirá até o próximo dia 28. A Secima desenvolve esse trabalho de conscientização nas praias do Rio Araguaia em alta temporada há dez anos.

Paralelamente ao trabalho da equipe da Secima por barco, outra equipe de educação ambiental está realizando palestras nos sete municípios atendidos pelo programa. São abordados temas como recursos hídricos e a importância da preservação das nascentes dos rios. A fiscalização na região do lado goiano do Araguaia também está sendo intensificada, no que se refere à caça e pesca predatórias e ao desmatamento.

Comunicação Setorial – Secima
Mais informações: (62) 3201-5253

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *