Últimas Notícias

Em protesto na Esplanada, Gleisi Hoffmann diz que Lula está

A senadora e atual presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), esteve presente na Esplanada dos Ministérios nesta quarta-feira (4/4) para protestar a favor do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ela, o correligionário está bem, sereno e com a “consciência tranquila dos inocentes”, afirmou.

Segundo a petista, a caravana do partido deve continuar pelo país, independente da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). “Mas estamos tranquilos que os ministros vão cumprir a Constituição que diz que só pode ser preso após o trânsito em julgado”, enfatizou.

Outros parlamentares também marcaram presença no ato pró-Lula. Em seu discurso, a deputada Erika Kokay (PT-DF) relembrou uma fala do próprio ex-presidente que disse “se quebrarem minhas pernas, eu lutarei com as pernas de vocês”. “Aqui estão suas pernas”, afirmou Erika, dirigindo-se ao público.

Já o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) contou que o partido não trabalha com a hipótese de uma derrota no STF. “Minha expectativa é que seja respeitada a Constituição. Que o Supremo Tribunal Federal não permita que pressões de qualquer natureza maculem a autonomia, a soberania da Constituinte de 1988 que definiu de maneira clara que no Brasil qualquer pessoa é inocente. Ninguém pode ser considerado culpado até que exista uma sentença transitado em julgado. Qualquer outra interpretação diferente dessa é absolutamente inconstitucional”, opinou.

No lado pró-Lula, os manifestantes entoam cantos como “fascistas, golpistas, machistas, não passarão”. Eles também lembram as mortes de Martin Luther King (que completou 50 anos nessa terça-feira), Malcolm X, Marielle Franco e Anderson, além de diversas outras chacinas e assassinatos dentro e fora do país para dizerem que não confiam na Justiça.

Os atos favoráveis e contrários à concessão do habeas corpus para que o ex-presidente Lula possa recorrer em liberdade da condenação a 12 anos e um mês de prisão começaram por volta das 14h, no gramado em frente ao Congresso Nacional. Os dois grupos estão separados por grades. Segundo a Polícia Militar, há mil pessoas em cada um dos lados do protesto. Até o momento, houve apenas um episódio de tensão entre os grupos. Mas foi “rapidamente contido”, de acordo com a corporação.

A maranhense Maria dos Anjos aproveitou a manifestação para vender lembranças de Brasília. Por causa do julgamento histórico do habeas corpus do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, ela apostou em miniaturas da Estátua da Justiça que está em frente ao STF.

Entretanto, em quase três horas que está com a banquinha armada, não conseguiu vender nenhuma unidade da miniatura da estátua. “Ninguém acredita na Justiça. Não querem lembrança de Brasília porque dizem que aqui só tem corrupto”, lamenta.

Related Articles