Esporte
Vasco vira aos 50 sobre o Flu em jogo histórico, e vai à final com o Botafogo

O Vasco avançou à final do Campeonato Carioca 2018 de forma heróica, ao vencer o Fluminense por 3 a 2, nesta quinta-feira, no Maracanã. O gol da vitória cruzmaltina veio no último minuto, com o lateral esquerdo Fabrício.
O time da Colina abriu o placar com Giovanni Augusto. O Fluminense empatou ainda na etapa inicial, com Pedro. No segundo tempo, os tricolores viraram com gol de Sornoza, mas Paulinho entra no segundo tempo para empatar. No último minuto, os vascaínos chegaram a vitória com Fabrício.
Agora, Vasco e Botafogo fazem a grande final no confuso regulamento do Campeonato Carioca de 2018. A decisão começa neste domingo, com a primeira partida no Estádio Nilton Santos, do Botafogo.
DISPUTA
Enquanto o agradável duelo das torcidas ocorria nas arquibancadas, dentro de campo, a partida devia em emoção nos minutos iniciais. Até a parada técnica, via-se um jogo de poucas ideias e com o Vasco, sem o vetado Evander, optar mais pelas ações do lado direito, com Yago Pikachu e Rafael Galhardo. No entanto, veio da esquerda o primeiro gol. Por lá, Pikachu protagonizou um lance memorável. Aplicou uma humilhante caneta em Richard e cruzou; na bola mal rebatida por Renato Chaves, Giovanni Augusto encheu o pé e guardou.
ARTILHEIRO APARECE
O gol cruz-maltino saiu na casa dos 26 minutos. Neste momento, o Flu não inspirava confiança. Faltava uma jogada individual para furar a defesa de Zé Ricardo. E, pouco mais de dez minutos depois de sofrer, ela veio, de Gilberto, que fintou bonito e cruzou para Pedro. O camisa 32, cada vez mais xodó dos tricolores, deixou tudo igual em seu sétimo gol no Carioca – o que o tornou artilheiro isolado da competição.
Dúvida antes da partida, Sornoza marcou, logo na volta do intervalo, um gol à la Maracanã e de um típico camisa 10: de falta, da entrada da área. A bola ainda chorou na trave antes de descansar na rede.
A pedido da torcida, Paulinho foi acionado na vaga do nulo Wagner. O jovem provou que chama a responsabilidade, não importa o tamanho do jogo, ao arriscar de fora: golaço que deu nova cara ao embate.
Nos minutos finais, o jogo ganhou em emoção. Aos 40, Pablo Dyego chutou cruzado e obrigou Martín Silva a fazer grande defesa. A resposta do Vasco veio em seguida, em finalização de Paulinho que parou em boa defesa de Julio Cesar.
Quando parecia que os tricolores conseguiram a classificação, os cruzmaltinos chegaram ao gol no último minuto. Após falta cobrada para frente, a bola chegou em Fabrício. O lateral levou a melhor sobre Gum e chutou cruzado para a rede e decretou a vaga na final para os vascaínos.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2X3 VASCO
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-horário: 29/03/2018, às 21h
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Assistentes: Silbert Faria Sisquim e Jackson Lourenço Massara (RJ)
Público/Renda: 18.999 pagantes / R$ 580.325,00
Cartões amarelos: Renato Chaves, Marcos Júnior e Ibañez (FLU); Rafael Galhardo, Paulão, Fabrício e Wellington (VAS)
Gols: Giovanni Augusto (26’/1ºT – 1×0), Pedro (38’/1ºT – 1×1), Sornoza (3’/2ºT – 2×1), Paulinho (24’/2ºT – 2×2) e Fabrício (49’/2ºT – 2×3)
FLUMINENSE: Júlio César; Gum, Renato Chaves e Ibañez; Gilberto, Jadson, Richard, Ayrton Lucas e Sornoza (Douglas, 39’/2ºT); Marcos Júnior (Marlon, 30’/2ºT) e Pedro (Pablo Dyego, 38’/2ºT). T: Abel Braga.
VASCO: Martín Silva; Rafael Galhardo (Andrés Ríos, 10’/2ºT), Paulão, Erazo (Thiago Galhardo, 36’/2ºT) e Fabrício; Desábato, Wellington e Wagner (Paulinho, 10’/2ºT); Yago Pikachu, Giovanni Augusto e Riascos. T: Zé Ricardo.




