Mundo

Tiroteio no mercado de Estrasburgo deixa quatro mortos e 11 feridos

Ao menos quatro pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas, duas delas com gravidade, depois de um tiroteio no centro de Estrasburgo, confirmou o ministro francês do Interior, Chistophe Castaner, antes de viajar para a cidade que abriga o Conselho Europeu e dependências do Parlamento Europeu.

O ataque, presumivelmente de caráter terrorista, aconteceu na vizinhança do popular mercado de Natal que todos os anos atrai milhares de turistas. O agressor, que fugiu, foi “identificado”. Ele é um homem conhecido por crimes “comuns”, mas que também estava no radar das autoridades por constituir um “risco de segurança”.

A seção antiterrorista da promotoria de Paris abriu uma investigação por “assassinato, tentativa de assassinato em conexão com um empreendimento terrorista e associação de criminosos terroristas”, segundo a Agência France Presse. A investigação foi confiada à subdirectoria terrorista da polícia judiciária, à direção inter-regional da polícia judiciária de Estrasburgo e à direção geral de segurança interna (DGSI), a inteligência doméstica francesa.

Um porta-voz parlamentar, Emmanuel Foulon, explicou em uma mensagem também publicadas em seu perfil de rede social que o tiroteio o surpreendeu em um restaurante onde “nós permanecemos escondidos por ordem dos policiais que nos ordenaram a permanecer abaixados”. A testemunha mencionou cenas de “pânico” na rua e que “todo mundo está trancado em restaurantes e lojas enquanto a polícia procura” o agressor, cuja localização é desconhecida no momento.

 

Related Articles