
Quase 40 mil raios caíram em Anápolis entre os dias 1 de janeiro e 1 de outubro de 2023, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (22) pela Equatorial Energia, concessionária responsável distribuição de eletricidade no estado.
Ao todo, foram 38.131 eventos como este, ou seja, uma média de 139 descargas elétricas diárias no município.
A nível de estado, os números são ainda maiores. Em Goiás, são 10 milhões de raios. Na média, foram 36,4 mil raios por dia, o que coloca o estado entre os 10 com maior incidência de mortes, 0,57 por ano por milhão de habitantes, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Segundo a Equatorial Energia, que disponibilizou os dados, o fenômeno é um dos agravantes para a falta de energia elétrica na região.
“As descargas atmosféricas são responsáveis por cerca de 20% das interrupções no fornecimento de energia”, afirmou o gerente do Centro de Operações da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima.
A preocupação surge no momento em que os goianos precisam lidar com as frequentes mudanças no tempo, que varia entre o calor intenso e as fortes tempestades.
De acordo com a Equatorial, as fortes chuvas vêm acompanhadas de raios, ventanias e até mesmo granizo, provocando danos à rede elétrica. Por esse motivo, a empresa chama a atenção da população sobre as consequências dos eventos climáticos, como a interrupção no fornecimento de energia.
Ainda segundo a empresa, os ventos fortes lançam objetos sobre a rede e árvores caem sobre a fiação, provocando estragos na rede elétrica, que precisa ser reconstruída pelas equipes em campo.
“Sob essas circunstâncias, a recomposição da rede elétrica demanda mais tempo, pois muitas das vezes é preciso substituir postes, trocar cabos e substituir transformadores, entre outros”, disse Vinicyus Lima.
Além disso, a concessionária divulgou uma lista de cuidados necessários dentro e fora de casa para evitar danos materiais e físicos durante as tempestades. Confira:
Cuidados dentro de casa:
Evite o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
Evite o uso de chuveiro ou torneira elétrica;
Evite consertos de instalações elétricas;
Se possível, permaneça dentro de casa enquanto estiver chovendo e retire os equipamentos elétricos da tomada.
Cuidados fora de casa:
Não encoste em objetos metálicos como postes, cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;
Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;
Evite estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Em caso de cabo de energia caído, não se aproxime e entre em contato imediatamente com a Equatorial Goiás pelos canais de atendimento.