IgrejasManchete
Papa Francisco aparece para público após deixar hospital e acena para fiéis na Praça de São Pedro: ‘Bom domingo’
Em cadeira de rodas e com auxílio de cânulas nasais, o Pontífice apareceu de surpresa durante a oração do Angelus, conforme havia sido ventilado pelo Vaticano na última sexta

O Papa Francisco, de 88 anos, surpreendeu os fiéis neste domingo ao aparecer na Praça São Pedro, no Vaticano, pela primeira vez após receber alta hospitalar por conta de uma grave pneumonia bilateral. Diante de milhares de câmeras, o jesuíta abençoou os fiéis reunidos na praça e, em seguida, cumprimentou cada uma das pessoas atrás do altar que celebravam a missa dedicada aos doentes.
Conduzido em uma cadeira de rodas e com auxílio de cânulas nasais, o Pontífice fez questão de saudar os fiéis durante a tradicional oração do Angelus.
O Vaticano havia divulgado na última sexta-feira que Francisco apresentava “leves melhorias” em seu quadro clínico, incluindo avanços na respiração, motricidade e uso da voz, e que provavelmente faria uma aparição pública neste domingo. Dito e feito: Francisco apareceu e emocionou a multidão presente.
“A situação do Papa apresenta novas leves melhorias em relação à respiração, motricidade e uso da voz”, informou o comunicado oficial na sexta, acrescentando que os exames de sangue mais recentes tiveram “resultados esmagadores”.
A grave pneumonia, diagnosticada em março, levou o Santo Padre a um longo período de internação no Hospital Gemelli, em Roma, onde permaneceu por mais de cinco semanas. Durante esse tempo, suas atividades públicas foram suspensas, e seu último Angelus presencial ocorreu em 9 de fevereiro.




