Últimas Notícias

OMS informa que casos de febre amarela triplicaram no Brasil

Relatório divulgado nesta segunda-feira (22) ressalta casos no Estado de São Paulo e Minas Gerais

A OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou nesta segunda-feira (22) que os casos de febre amarela triplicaram no Brasil nas últimas semanas, principalmente nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. O órgão internacional informa que os casos foram notificados nos Estados de São Paulo (20 casos e 11 mortes), Rio de Janeiro (3 casos e 1 morte) e Minas Gerais (11 casos e 7 mortes) e no Distrito Federal (um caso fatal).

O relatório ressalta que todos os casos de febre amarela confirmados foram em locais onde foram registradas mortes em macacos. Segundo o informe, em Minas Gerais, casos ocorreram em cidades onde nenhum caso humano havia sido detectado durante o surto de 2016/2017. Em São Paulo, a maior proporção de casos é relatada em Mairiporã, a 15 km da região norte da cidade de São Paulo. Os novos casos no Rio de Janeiro são relatados nas cidades de Valença e Teresópolis, que chegam a 96 km da cidade do Rio de Janeiro.

A OMS ainda cita o caso do holandês infectado no Brasil em 11 de janeiro deste ano após estada em Mairiporã e Atibaia, no Estado de São Paulo. O relatório também chama a atenção para o elevado número de casos entre macacos, o que indica o alto nível de circulação do vírus em ecossistemas favoráveis à transmissão.

Related Articles