Fórmula 1

Ocon vence pela primeira vez na F1 em corrida excepcional

Confusão provocada por Valtteri Bottas na largada tirou cinco carros da pista e mudou destino de prova no Circuito de Hungaroring, neste domingo; Sebastian Vettel e Lewis Hamilton completam pódio

Nem o torcedor mais esperançoso da Fórmula 1 poderia prever o roteiro do GP da Hungria, neste domingo. Largando da oitava colocação, Esteban Ocon sobreviveu a uma confusão provocada na largada por Valtteri Bottas para vencer pela primeira vez na carreira, segurando o veterano Sebastian Vettel pela maior parte das 70 voltas no Circuito de Hungaroring. Lewis Hamilton, que largou da pole position e caiu para 14º, obteve o terceiro lugar nas últimas voltas ao superar Carlos Sainz, da Ferrari. Max Verstappen, envolvido no incidente inicial, terminou em décimo.

O triunfo veio oito meses após o primeiro pódio de Ocon, com o segundo lugar no GP de Sakhir de 2020, e é a segunda vitória da França desde Olivier Panis em Mônaco, em 1996; antes, a conquista de Pierre Gasly na Itália, no campeonato passado, havia quebrado o jejum do país.

Esteban Ocon, da Alpine, no GP da Hungria — Foto:  Lars Baron/Getty Images

Esteban Ocon, da Alpine, no GP da Hungria — Foto: Lars Baron/Getty Images

A chuva que começou a cair no Circuito de Hungaroring a menos de 1h para o começo da prova foi decisiva para selar o destino de uma corrida imprevisível. Os pilotos abandonaram as estratégias e adotaram os pneus intermediários para a largada, marcada por um “boliche” de Bottas que tirou Charles Leclerc, Lance Stroll, Sergio Pérez, Lando Norris e a si mesmo da disputa.

Esteban Ocon comemora primeira vitória na F1, no GP da Hungria — Foto: Lars Baron/Getty Images

Esteban Ocon comemora primeira vitória na F1, no GP da Hungria — Foto: Lars Baron/Getty Images

Além da primeira vitória da Alpine e de Esteban Ocon, e do segundo pódio de Carlos Sainz pela Ferrari, a prova teve a surpresa do desempenho das Williams. Liderada por Nicholas Latifi, que chegou a andar em terceiro lugar por boa parte da corrida, o time conquistou um oitavo lugar com o canadense e um nono com George Russell, somando seis pontos. Essa é a primeira vez que a equipe britânica pontua desde 2019, quando Robert Kubica obteve um décimo lugar no GP da Alemanha.

O resultado inesperado ajudou a RBR a conter os danos provocados pela batida de Bottas. Porém, não impediu que Hamilton retomasse a liderança do campeonato de pilotos com o pódio. O heptacampeão soma 192 pontos contra 186 de Verstappen, diferença de seis. No Mundial de Equipes, a Mercedes superou a RBR e ocupa a ponta da tabela com 300 pontos, dez a mais que a rival.

Esteban Ocon, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton comemoram no pódio do GP da Hungria — Foto: Florion Goga - Pool/Getty Images

Esteban Ocon, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton comemoram no pódio do GP da Hungria — Foto: Florion Goga – Pool/Getty Images

Related Articles