AnápolisMancheteSaúde

Mutirão “Saúde Agora” em Anápolis realiza mais de 460 atendimentos

Dados parciais divulgados nesta terça (8) indicam que procedimentos foram realizados de forma voluntária no antigo Hospital Municipal

Mais de 460 atendimentos, entre exames, consultas e procedimentos médicos, foram realizados durante a primeira etapa do mutirão Saúde Agora, promovido no último sábado (5) no antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio, em Anápolis. Os dados foram divulgados pela Câmara Municipal nesta terça-feira (8), com base em balanço parcial da Secretaria Municipal de Saúde.

O vereador José Fernandes (MDB), que também é médico e atuou como voluntário na ação, informou que realizou cerca de 30 atendimentos. Segundo ele, o total de procedimentos ultrapassa 500, somando os números já consolidados com aqueles ainda pendentes de contabilização, como ultrassonografias, consultas ginecológicas e os vouchers oftalmológicos.

“Todos os servidores e médicos que participaram dos atendimentos o fizeram de forma voluntária. O trabalho teve resolutividade, desde a realização de consultas, raio X, ultrassom, consultas ou regulações. E nos dias 12 e 19 teremos mais atendimentos nesses mesmos moldes”, informou o parlamentar.

Entre os procedimentos já registrados estão 61 consultas em oftalmologia, 40 testagens rápidas realizadas pela Vigilância em Saúde, 34 encaminhamentos para cirurgias e 120 atendimentos relacionados à regulação. Também houve atualização cadastral de 110 pacientes no CadSus, além de atendimentos com nutricionistas, psicólogos e dermatologistas.

A secretária municipal de Saúde, Eliane Pereira, destacou que há usuários cadastrados no sistema desde 2021. “O mutirão vai atualizar a regulação daqueles que se cadastraram de 2021 a 2023, e assim saberemos como planejar a saúde e quantas pessoas precisam de determinados tipos de procedimentos”, explicou.

Segundo a secretária, nas próximas etapas do mutirão, que estão agendadas para os dias 12 e 19 de julho, serão acrescentadas novas especialidades ao atendimento, como psiquiatria, nutrição, fisiatria, oftalmologia e consultas médicas em geral.

O projeto “Saúde Agora” foi lançado no início do mês como parte de um esforço da Prefeitura para reduzir as filas no Sistema de Regulação Municipal, que, conforme dados da própria secretaria, somava mais de 66 mil solicitações em aberto apenas em 2023. A ação integra o novo modelo de gestão da regulação, que passa a ser integrado ao sistema estadual após articulação firmada com o Governo de Goiás em abril.

A mobilização inclui atualização cadastral presencial de pacientes que ainda aguardam atendimento, mas que não foram localizados por dados desatualizados. A expectativa da gestão é identificar quem ainda precisa de atendimento, revisar as filas e acelerar o processo de marcação de consultas, exames e cirurgias.

Related Articles