
Em 2014 a empresa proprietária do terreno onde funcionava o Campo do Mago, na Vila Fabril, Frigorífico JBS, desativou aquele espaço de lazer e construiu muros em volta da área. O bairro, então, deixou de contar com a única área de convivência comum que lhe restava. Em setembro de 2022, um decreto do prefeito Roberto Naves (Republicanos) declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação, a área de 30 mil metros quadrados.
Algum tempo depois, Naves fechou acordo com a JBS para efetivar o procedimento e, agora, a área é devolvida à população. As tratativas tiveram acompanhamento direto da Câmara Municipal de Anápolis, especialmente do vereador Leandro Ribeiro (PP), morador e considerado representante da região. O então vice-presidente e agora presidente do legislativo, Domingos Paula (PV), também participou do processo.
E, na manhã de sexta-feira (29), a devolução do imóvel à comunidade da Vila Fabril e região, por meio do Município, teve início efetivo com a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma escola municipal. Roberto Naves informou que, além da unidade escolar, a área vai receber uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e a reconstrução do tradicional Campo do Mago, que era utilizado pelo time de futebol amador fundado na década de 1940.
O projeto da nova escola é uma indicação do vereador licenciado e secretário de Educação, Alex Martins, no contexto do ‘Anápolis Investe’. E, segundo informações do secretário municipal de Obras, Serviços Sociais e Meio Ambiente, Wederson Lopes, vai contar com 12 salas de aula, refeitório, quadra esportiva coberta com arquibancada, banheiros acessíveis, laboratórios, biblioteca, entre outros ambientes. “Essa é uma região histórica. O barro retirado daqui no passado ajudou a construir as capitais Goiânia e Brasília”, lembrou o secretário.
A área construída da escola terá 2,5 mil metros quadrados. Com recursos do programa ‘Anápolis Investe’, são aportados na obra R$ 5 milhões. Wederson Lopes lembrou que, há algumas semanas, foi inaugurada no bairro a Praça dos Ceramistas.
EXPANSÃO
Roberto Naves também agradeceu à parceria com a Câmara Municipal e do Governo de Goiás. Segundo ele, até então, alunos da Vila Fabril e Bairro da Lapa são absorvidos pela escola estadual instalada na região. Disse que, agora que está resolvida a questão da Área de Proteção Ambiental da Bacia João Leite, a expectativa é que, em breve, empreendimentos cheguem à região, especialmente os habitacionais.
A primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves (PP) disse que a região precisava dessas obras e que a escola atende a um pedido antigo dos moradores. O presidente da Câmara, Domingos Paula (PV) reforçou a parceria entre Legislativo e Executivo na execução de obras relevantes para a cidade. O secretário de Educação, Alex Martins fala em “resgate histórico”. A líder comunitária Édna Maria de Almeida diz que os moradores da região estão testemunhando a “realização de um sonho, de uma luta”.




