Últimas Notícias
Irã alerta sobre saída dos EUA do acordo nuclear
O Irã advertiu nesta segunda-feira a comunidade internacional sobre uma possível saída de Washington do acordo sobre o programa nuclear iraniano, a poucos dias de uma decisão dos Estados Unidos sobre esta questão.
A comunidade internacional deve se preparar para uma possível saída dos Estados Unidos do acordo nuclear dentro de alguns dias, disse o vice-ministro iraniano das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, um dos principais negociadores deste acordo, citado pela agência oficial iraniana Irna.
Estamos preparados para todos os cenários, acrescentou.
O acordo de julho de 2015 alcançado entre o Irã e o Grupo dos Seis – Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia – permitiu levantar uma parte das sanções internacionais impostas ao Irã em troca de garantias sobre o caráter exclusivamente civil de seu programa nuclear.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, critica com frequência esse acordo e se recusou em meados de outubro a certificá-lo, ao chamá-lo de um dos piores já assinado por seu país.
No entanto, a Trump concordou em renovar a suspensão das sanções americanas contra o programa nuclear do Irã, e tem até sexta-feira para decidir se deve ou não prosseguir dessa forma.
Se Washington deixar o acordo, a resposta do Irã será apropriada e dura. Os Estados Unidos certamente se arrependerão, advertiu o porta-voz da diplomacia iraniana, Bahram Ghassemi, em conferência de imprensa.




