CoronavírusGoiásManchete

Goiás é o primeiro estado no Brasil a comprar kits para vacinação contra a covid-19

O Governo de Goiás vem se preparando para a vacinação da população contra a Covid-19 com qualquer das vacinas que forem aprovadas pelo Ministério da Saúde. O governo do estado se antecipou e comprou cerca de 2,5 milhões seringas e agulhas para aplicação dos imunobiológicos, além de já ter 1,3 milhão de materiais em estoque, totalizando 3,8 milhões de kits para as primeiras fases da campanha.

De acordo com o governo, ainda na próxima semana a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) apresentará o Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19, que está em fase final de validação.

“No momento em que o governo federal nos entregar a vacina, nós imediatamente faremos a redistribuição aos municípios, de acordo com os grupos de risco”, disse o governador Ronaldo Caiado.

De acordo com o governo de Goiás, o pregão de Goiás para aquisição de seringas e agulhas foi realizado em novembro de 2020. Os materiais serão entregues gradualmente, no almoxarifado da SES-GO, até janeiro de 2021. O secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, disse que os kits adquiridos pela pasta são suficientes para vacinar os grupos prioritários no Estado, que é cerca de 1,8 milhão de pessoas.

“O quantitativo comprado é o bastante para ações em 2021. Fomos o primeiro estado brasileiro a fazer essa aquisição. De forma que quando o MS nos enviar a vacina teremos condições de distribuir e aplicar”, destacou o titular da Saúde em Goiás.

Se a vacina que chegar ao estado for uma que exija baixas temperaturas para armazenamento, o Estado também já se programou. Estão garantidos pelo menos seis super freezers para receber as doses.

Related Articles