Últimas Notícias
França anuncia medidas para reduzir mortalidade nas estradas

Impopular, mas necessário. O governo francês anunciou, nesta terça-feira (9), entre outras medidas, a redução do limite de velocidade de 90 km/h para 80 km/h nas estradas secundárias de mão dupla, uma mudança criticada, mas considerada indispensável para reduzir a mortalidade.
Esse limite, um dos mais baixos da Europa, poderia salvar até uma vida por dia, garantiu o primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, que no domingo disse que aceitaria ser impopular se a alteração puder salvar vidas.
Segundo uma pesquisa do Harris Interactive publicada nesta terça, em média seis franceses em cada dez (59%) se opõem à medida.
Dos 28 países da União Europeia, apenas a Suécia tem um limite mais estrito, de 70 km/h, e a Finlândia autoriza como os 80 km/h nas vias não urbanas, fora das rodovias. Na maioria dos países, contudo, o limite costuma ser de 90 km/h.
Outra medida anunciada por Philippe é que a carteira de motorista será retida em caso de infração cometida com um aparelho celular na mão.
O celular ao volante, envolvido em um acidente letal de cada dez em 2016, é um elemento adicional de risco considerável, apontou.
O novo limite de velocidade de 80 km/h nas estradas secundárias de mão dupla sem separação central será aplicado a partir de 1 de julho. Cerca de 400 km de vias serão afetados.
Com isso, o governo francês procura reduzir o número de mortes nas estradas, crescente (foram 3.477 mortos em 2016) após chegar ao seu nível mais baixo em 2013 (3.268).




