AnápolisGoiásManchete

ENEL Goiás efetua cortes de energia em pleno domingo em Anápolis

Neste domingo,25 , vários moradores de Anápolis ficaram surpresos com os cortes de energia em suas residências.  Funcionários da Enel Distribuição Goiás, empresa que fornece energia elétrica à população de Goiás, fizeram visitas aos usuários com o argumento de que seria uma ‘revisão de recorte’, que na verdade travava-se de um novo corte de energia  Sem defesa e sem condição mínima de resolver o problema, já que as casas lotéricas e bancos estão fechados neste dia, os  clientes indignados começaram a se movimentar denunciando o abuso da empresa em afrontar a lei federal que não permite este serviço  nos finais de semana, principalmente em um momento crítico da humanidade que enfrenta uma pandemia do Coronavírus, e a empresa se mostra insensível retirando um bem necessário ao ser humano .

A lei federal  nº 14.015/2020 sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, proíbe a suspensão da prestação de serviços públicos, como água, gás e energia elétrica, nas sextas-feiras, sábados, domingos, feriados ou vésperas de feriado por inadimplência do usuário. Antes, o consumidor tinha que aguardar o próximo dia útil para restabelecimento do serviço. O texto foi publicado na edição do Diário Oficial da União.

De acordo com a lei, o consumidor deve ser comunicado previamente sobre o desligamento em virtude de inadimplemento e sobre o dia a partir do qual será realizada a interrupção do serviço, necessariamente durante horário comercial. Caso o usuário não receba a notificação prévia, não será cobrada taxa de religação, e a concessionária responsável pelo fornecimento será multada.

O Goiás Em Tempo, conseguiu contato com alguns funcionários da empresa (que pediram para não serem citados nominalmente), que confirmaram os fatos. Eles disseram estarem sendo pressionados a fazerem os cortes nos finais de semana, e que a empresa os orienta a dizer que é apenas uma ‘vistoria de recorte’, quando na verdade se trata do próprio corte. Indignados tanto quanto os consumidores, estes funcionários também esperam providência de alguma autoridade para intervir neste caso, pois sofrem com xingamentos por moradores que se revoltam com tal atitude.

A redação do Goiás Em Tempo entrou em contato com a Assessoria da Enel Goiás, que através de um assessor de nome Matheus, a princípio negou que tenha realizado cortes de energia nos finais de semana em Anápolis, mas após um print de conversa enviado ( sem expor o personagem)  pelo jornal com um dos funcionários confirmando a ação, recuou e disse que : ” O que a empresa faz nos finais de semana é o ‘recorte’, que é quando o consumidor está com a energia cortada e faz a religação, esse serviço é permitido pela Aneel ( Agência Nacional de Energia Elétrica) “,disse em defesa da empresa.

A reportagem apurou que os moradores que tem sua conta de energia suspensa pela Enel por atraso de pagamento, não tem recebido qualquer notificação, nem de corte ou de ‘recorte’, o que pode implicar a empresa fornecedora, já que trabalha sem concorrência e deixa a população fragilizada, principalmente em se tratando de um dia de domingo, que mesmo o cliente se dispondo a resolver não conseguiria, por não ter onde pagar para pedir a religação.

Da Redação-Goiás Em Tempo 

 

 

Related Articles