EleiçõesManchete

Começam a ser preparadas as urnas que serão usadas nas eleições dos conselhos tutelares em Anápolis

Começou na última segunda-feira (11) o processo de geração de mídias e carga de todas as urnas que serão usadas nas eleições dos Conselhos Tutelares em Anápolis e todo o estado de Goiás. O pleito ocorrerá no dia 1 de outubro.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), em 213 cidades goianas, 628 locais de votação contarão com 2.787 urnas eletrônicas, além de 601 para contingência. Outros 33 municípios solicitaram urnas de lona, também disponibilizadas pelo Tribunal.

Os equipamentos, armazenados no Depósito Central de Goiânia, são do mesmo modelo utilizado nas Eleições Gerais de 2022, realizadas em outubro. Contudo, o sistema traz uma variação de forma a atender ao requisito de cargo com mais de uma escolha. Isso se deve ao fato de que há municípios que facultam ao eleitor ou à eleitora votar em até cinco candidatos.

O software é autêntico e integralmente desenvolvido pela JE, submetido a auditorias e testes. A parametrização do software da eleição para os conselhos tutelares não contempla a identificação biométrica para habilitação das votantes e dos votantes.

Ademais, para confirmar a correção dos dados da eleição, o sistema de votação é posteriormente auditado juntamente com as comissões eleitorais. Assim, após a instalação do sistema operacional, dos programas, das bibliotecas e dos dados eleitorais, o procedimento é concluído com a realização de vários testes, para comprovar o correto funcionamento da urna.

 

Cronograma

 

Após a carga e lacre, as urnas serão transportadas pelo TRE-GO do Depósito Central de Goiânia para os cartórios eleitorais entre os dias 18 e 22 deste mês. Os conselhos retirarão as urnas prontas nos cartórios entre os dias 25 e 29. A devolução, no mesmo cartório, poderá ser feita até o dia 3 de outubro.

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a CSEL darão suporte aos conselhos na véspera e no dia das eleições. Além disso, a equipe do TRE-GO conduzirá a totalização dos votos em 17 municípios com mais de 50 mil habitantes: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás, Trindade, Senador Canedo, Formosa, Itumbiara, Catalão, Jataí, Caldas Novas, Planaltina, Goianésia e Novo Gama.

Related Articles