AnápolisEducaçãoManchete

Colégio de Anápolis brilha na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Projeto dos alunos propõe o uso da tecnologia para auxiliar na reintegração social de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

Estudantes do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Gomes de Souza Ramos, na Vila Jaiara, em Anápolis, participaram na última semana da Feira Brasilera de Ciência e Engenharia (Febrace), na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. Essa foi a 23ª edição do evento, reconhecido como um dos mais importantes do país. O projeto desenvolvido pelos alunos da cidade foi selecionado entre 2,7 mil inscritos de todo o país.

A Febrace é um dos maiores eventos científicos estudantis do Brasil. O projeto anapolino foi o “Empoderando Jovens: Possibilidade do Uso da Impressora e Modelagem 3D em Atividades Socioeducacionais em um Centro de Atendimento Socioeducativo”.

A iniciativa do grupo do Cepi Gomes de Souza Ramos propõe o uso da tecnologia para auxiliar na reintegração social de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. O estudante Daniel Lauvrs, um dos responsáveis pelo projeto, expressou sua gratidão: “Estou realizando um sonho. Agradeço à minha orientadora e coorientadora, Cleide Thatiane Ribeiro, pelo apoio fundamental nessa jornada”.

Goiás teve apenas mais um representante na Febrace, que ocorreu entre segunda-feira (24) e sexta-feira (28). Trata-se do Cepi Osvaldo da Costa Meireles, de Luziânia. Os alunos da unidade apresentaram o projeto“Produção de Bioplástico e Larvicida a partir da Casca do Jatobá”.

Esse trabalho teve início na Feira de Ciências e Tecnologia organizada pelo Cepi Osvaldo da Costa Meireles, de Luziânia. O trabalho despertou o interesse dos alunos pela leitura e pela escrita científica, incentivando a continuidade da pesquisa até a seleção para a Febrace 2025.

A estudante Ana Luiza Mendes Barfknecht, que é da equipe, celebrou a conquista. “Representar Goiás em um evento tão significativo reforça a importância da nossa pesquisa sobre bioplástico e larvicida natural. A troca de conhecimento com outros participantes e especialistas amplia nossa perspectiva científica e inspira novas possibilidades para o projeto”, destacou.

Promovida pela Escola Politécnica da USP desde 2003, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2025) é considerada a maior mostra nacional de projetos de ciências e engenharia desenvolvidos por estudantes do ensino básico e técnico de todo o Brasil. O objetivo é incentivar o desenvolvimento da matemática e das ciências entre os estudantes, promover a inovação e o pensamento científico. As premiações incluem troféus, bolsas de estudo e credenciais para feiras nacionais e internacionais.

Related Articles