Brasileirão Série AMancheteÚltimas Notícias

Botafogo volta a ser campeão brasileiro e conquista tricampeonato

Glorioso levou a melhor em disputa contra o Palmeiras pela liderança

A estrela solitária voltou a brilhar no Campeonato Brasileiro após 29 anos. Com a vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo na tarde deste domingo, 8, no Estádio Nilton Santos, o Botafogo conquistou a primeira divisão nacional pela terceira vez em sua história.

O resultado desta tarde apenas confirmou a classificação do início da rodada. Então com três pontos de vantagem para o Palmeiras, o time de Artur Jorge tinha uma única missão: não perder para o Tricolor Paulista, e não aconteceu.

Com os títulos de 1968, 1995 e, agora, 2024, o Glorioso se junta a Internacional e Atlético-MG no grupo dos tricampeões da Série A do Brasileirão.

Savarino leva Nilton Santos à loucura

Os primeiros minutos de partida foram de pouca emoção. Enquanto o São Paulo trocava passes sem qualquer ofensividade, o Glorioso parecia tentar estudar qual seria o comportamento do adversário.

A primeira grande chance dos donos da casa veio aos 13 minutos. Luiz Henrique fez jogada pela esquerda e cruzou para Igor Jesus, que bateu do lado da meta defendida por Jandrei. O lance embalou a equipe de Artur Jorge, que logo na sequência finalizou para fora com Marçal.

Mesmo com a melhora do Botafogo em campo, os donos da casa ainda não tinham balançado a rede quando a torcida explodiu pela primeira vez. O gol do Fluminense sobre o Palmeiras no Allianz Parque foi comemorado como se tivesse sido feito por um jogador do Glorioso.

Ainda em meio aos gritos, incluindo alguns de “Nense”, Savarino abriu o marcador após assistência de Igor Jesus. O gol impulsionou o Glorioso ao ataque e parou duas vezes seguidas em Jandrei, em chutes de Alex Telles e Igor Jesus.

Jefferson Savarino, do Botafogo, comemora gol marcado contra o São Paulo na última rodada do Brasileirão 2024.
Jefferson Savarino, do Botafogo, comemora gol marcado contra o São Paulo na última rodada do Brasileirão 2024.

Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Empate são-paulino, e gol do título

O botafogo voltou quente do intervalo. Aos dois minutos, Luiz Henrique enfileirou o lado esquerdo da defesa são-paulina e parou apenas o zagueiro Ruan Tressoldi, já dentro da área.

O camisa 7 seguiu como o destaque da segunda etapa. Aos 12, deu belo chute de fora da área, mas parou em um inspirado Jandrei.

Mesmo com a pressão botafoguense, foram os são-paulinos quem balançaram a rede. Aos 18 minutos, William Gomes pressionou Marlon Freitas e tocou no canto de John para deixar tudo igual.

Após o gol tricolor, o time de Artur Jorge parou de arriscar e apenas controlou o ritmo da partida, sem sofrer qualquer susto.

Em uma rara chance do fim da partida, Luiz Henrique, de novo, bateu de fora da área, por cima do gol.

E nos segundos finais, Gregory marcou para sacramentar a vitória e o título do Botafogo.

Volta por cima após 2023

O tricampeonato brasileiro marca a concretização da volta por cima do Botafogo após o Brasileirão de 2023. Na temporada passada, o Glorioso liderou o campeonato por 31 rodadas e chegou a abrir 13 pontos de vantagem para o vice, mas viu a campanha desmoronar após derrota de virada por 4 a 3 para o Palmeiras, em pleno Nilton Santos.

A frustração rendeu críticas aos jogadores e virou motivo de brincadeira dos rivais com os botafoguenses. Após qualquer derrota do time de General Severiano, o questionamento voltava a rondar: ‘Será que o Botafogo terá psicológico para segurar a liderança desta vez?”.

E a resposta veio dentro de campo. Depois da 35ª rodada, uma sequência de três empates contra Cuiabá, Atlético-MG e Vitória fizeram o Glorioso novamente perder a liderança para o Palmeiras. Mas, desta vez, quis o destino que o jogo seguinte fosse um embate direto entre paulistas e cariocas.

Sem demonstrar qualquer resquício de 2023, o Botafogo mostrou que agora não deixaria o título escapar e atropelou o Verdão. A vitória por 3 a 1 não representou toda a superioridade do Glorioso no Allianz Parque. A liderança, enfim, foi retomada para não escapar mais.

Related Articles