Mundo
Senado americano alcança maioria para reabrir governo dos EUA
Senado americano alcançou na tarde desta segunda-feira (22) a maioria necessária para aprovar uma lei de financiamento provisória e, assim, reabrir o governo que está paralisado desde o último sábado.
O “shutdown” do governo começou à meia-noite de sábado, levando milhares de funcionários federais a ficarem em casa, sem salário.
Os senadores aprovaram o projeto de lei que reabre as agências federais até o dia 8 de fevereiro por 81 votos a favor – bem mais do que os 60 necessários – e 18 contra. O Senado ainda precisa realizar uma votação final para passar a lei à Câmara.
De acordo com a agência Associated Press, senadores moderados republicanos e democratas pressionaram os líderes dos dois partidos para acabar com a paralisação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/f/N/4BmGPdTKKafTrzNSyXiA/chuck-schumer.jpg)
Chuck Schumer, líder da minoria no Senado, é visto no Capitólio nesta segunda-feira (22) (Foto: Joshua Roberts/Reuters)
O líder da minoria no Senado (democratas), Chuck Schumer, disse que os democratas concordaram em apoiar a lei para reabrir o governo depois que ele e o líder da maioria (republicanos), Mitch McConnell, chegaram a um acordo para debater uma lei de imigração até 8 de fevereiro.
“Após várias discussões, ofertas e contraofertas, o líder republicano e eu chegamos a um acordo. Votaremos hoje para reabrir o governo para continuar negociando um acordo integral”, disse Schumer, antes da votação.
A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, afirmou que o presidente Donald Trump está satisfeito com o acordo do Senado para reabrir o governo e que um acordo de imigração de longo prazo será aprovado “se, e apenas se, for bom para o país”.




