Últimas Notícias

Morrem quatro policiais na explosão de bomba na Caxemira indiana

Quatro policiais morreram neste sábado (6) na Caxemira indiana na explosão de uma bomba colocada por supostos islamitas, informou a Polícia, apenas seis dias depois de um ataque rebelde na região, que matou quatro soldados.

Os policiais estavam fazendo um patrulhamento quando o artefato explosivo improvisado (IED, em inglês) foi detonado, a 50 quilômetros da cidade de Srinagar, capital do estado indiano de Yamu e Caxemira, no norte do país.

Explosão de IED em Sopore. Quatro policiais mártires, indicou no Twitter a Polícia de Yamu e Caxemira.

A bomba foi colocada por islamitas perto de um estabelecimento comercial durante uma greve organizada por separatistas, afirmaram The Press Trus of India e outros meios de comunicação indianos.

Este último incidente acontece em plena escalada de violência nesta região cuja soberania é disputada entre Índia e Paquistão.

Em 31 de dezembro, militantes armados mataram quatro militares indianos durante uma invasão a um campo paramilitar fora de Srinagar.

Em 2017, ao menos 206 supostos ativistas, 78 membros das forças de segurança indianas e 57 civis morreram na Caxemira, no que foi o ano mais mortal em uma década na região.

A Caxemira foi dividida entre Índia e Paquistão ao fim da colonização britânica. Os dois países reivindicam a totalidade do território, o que provocou duas das três guerras que enfrentaram desde a independência, em 1947.

Grupos rebeldes como o JeM reclamam seja a independência, seja a anexação ao Paquistão, e estão em luta permanente desde 1989 contra meio milhão de soldados indianos mobilizados no território.

Esta guerra deixou em quase 30 anos dezenas de milhares de mortos, principalmente civis.

Related Articles