AnápolisMancheteTecnologia
TIM ativa sinal 5G em Anápolis e aumenta oferta da rede na cidade
O vice-prefeito, Márcio Cândido, explica que a Claro, Vivo e Oi já tem o sinal ativo em algumas regiões

A operadora TIM ativou, nesta semana, o sinal 5G em Anápolis e se tornou a quarta, depois da Claro, Vivo e Oi, a liberar o uso da tecnologia para os clientes na cidade, aumentando assim, a oferta à população. Segundo a empresa, a cobertura já chega em 119 bairros, dos 275 do município e pode ser utilizada em celulares compatíveis, sem a necessidade de trocar de chip.
Ao DM, o vice-prefeito e secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização, Márcio Cândido, explicou que as demais organizações citadas já estão com o sinal ativo em algumas regiões. Ele detalha ainda que a evolução veio após a publicação da lei que autoriza a instalação da estrutura Suporte da Estação Transmissora de Radiocomunicação – ETR, ETR móvel e ETR de pequeno porte nas antenas radiotransmissoras, em julho desse ano.
“A função da prefeitura era dar segurança jurídica para as empresas instalarem o 5G. Mas não temos condições de obrigar as operadoras a acelerar as instalações. Nós não temos um cronograma. O que vai forçar as operadoras a instalarem? O mercado. O mercado de Anápolis é bom, tem cliente. A vantagem de o município dar essa segurança”, explicou.
Márcio Cândido adianta ainda que a TIM irá se reunir com o prefeito Roberto Naves (Republicanos), para acelerar o processo de oferta do sinal em Anápolis. O titular da pasta ressalta que são as movimentações de mercado que fazem com que, cada vez mais, os moradores tenham acesso à essa tecnologia.
“As operadoras precisavam de uma lei que as autorizasse a licenciar as torres. As que já estavam licenciadas autorizamos instalação de imediato. As novas exigiam uma modernização da lei, que fizemos em tempo recorde, tanto é que ganhamos prêmio por isso. Começaram a instalação do 5G antes. Agora estão só ampliando a rede”, detalhou.
De acordo com dados repassados pelo vice-prefeito, a operadora dominante na cidade é a Claro, que cobre 53% do território. A empresa saiu na frente e já tinha sinal 5G funcionando no Jundiaí em 22 de julho, mesma semana em que a modernização da Lei foi publicada.
“A Claro colocou uma diretora à disposição de Anápolis, está na frente hoje. São 53% do território de Anápolis com Claro 5G. As demais estão caminhando. Imagino que a Claro, até o fim do ano, chega a 70% de cobertura”, relatou.




