Últimas Notícias

A forma da água lidera as indicações ao Globo de Ouro 2018

A forma da água, do mexicano Guillermo del Toro, obteve nesta segunda-feira (11) o maior número de indicações ao Globo de Ouro 2018, que mostrou tolerância zero em relação aos escândalos sexuais que abalam Hollywood.

O Globo de Ouro, que será entregue pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood (HFPA, em inglês) em 7 de janeiro, é visto como uma oportunidade para que a indústria do cinema e da televisão mostre que condena totalmente os abusos sexuais que vieram à tona depois das chocantes denúncias contra o poderoso produtor Harvey Weinstein.

A produção fantástica de Del Toro – que conta a história de amor entre uma zeladora e uma criatura anfíbia mantida em um tanque de água em uma instalação do governo dos Estados Unidos – concorre em sete categorias: melhor filme de drama, melhor roteiro, melhor diretor, melhor canção original, melhor atriz (Sally Hawkins), melhor ator coadjuvante (Richard Jenkins) e melhor atriz coadjuvante (Octavia Spencer).

Del Toro é um dos melhores cineastas de nosso tempo e estou mais do que emocionada de que sua visão, habilidade e obra sejam reconhecidas, disse Hawkins, citada no site especializado Variety.

Na categoria mais prestigiada também estão disputando Me chame pelo seu nome, Dunkirk, The Post – a Guerra Secreta e Três anúncios para um crime.

Del Toro foi indicado ao Oscar em 2007 por O labirinto do Fauno.

O anúncio, realizado dois dias antes das indicações aos influentes prêmios do sindicato de atores (SAG), são um termômetro do momento atual visando o Oscar.

– Tolerância zero –

Não era esperado que a Weinstein Company, que demitiu seu cofundador, obtivesse alguma indicação, inclusive antes do escândalo.

Mas os nomes de Kevin Spacey, James Toback, Jeffrey Tambor, da aclamada série Transparent, e Louis C.K., anteriormente premiados, sequer foram sussurrados.

Vencedor na categoria de melhor ator de série dramática em 2015 por House of Cards, Spacey foi denunciado por assédio e abuso sexual por vários homens. As denúncias tiveram efeito sobre a carreira de colegas como Robin Wright, sua coprotagonista e que também já foi premiada, e do resto do elenco desta série, vencedora de oito prêmios.

E, para arrematar, Spacey aparecia como o grande candidato a uma indicação pelo filme Todo o dinheiro do mundo, mas o diretor Ridley Scott decidiu retirá-lo das cenas já filmadas e repeti-las no último minuto com Christopher Plummer, agora indicado para o prêmio de melhor ator coadjuvante.

Apesar dos desafios inesperados com os quais nos deparamos depois do fim das filmagens, estávamos decididos a fazer com que o público mundial pudesse ver nosso filme, indicou Scott a Entertainment Weekly.

Para Sasha Stone, editora da Awards Daily, a indicação mostra um esforço de sua parte para ajudar um filme atingido pelo escândalo Spacey.

Inspirada no Dia dos Mortos do México, Viva – a vida é uma festa foi indicada e não deve ter problemas para levar o prêmio de melhor filme de animação, apesar do cofundador da Pixar John Lassater ter admitido um comportamento inapropriado com funcionários.

– Chile e sua mulher fantástica –

O filme chileno Uma mulher fantástica, do diretor Sebastian Lelio, recebeu uma indicação na categoria de melhor filme estrangeiro.

Protagonizado por Daniela Vega, Francisco Reyes e Luis Gnecco, conta a história de uma mulher transsexual que enfrenta a morte de seu companheiro em meio aos preconceitos, às reprovações e à violência.

Houve uma crítica generalizada pela falta mulheres nas indicações à categoria de melhor direção: o nome de Greta Gerwig, por exemplo, não apareceu apesar de seu aclamado filme, Lady Bird – é hora de voar, ter duas indicações.

Dee Rees tampouco foi indicada por seu trabalho em Mudbound – lágrimas sobre o Mississipi, assim como Patty Jenkins por Mulher Maravilha, filme que não apareceu em nenhuma categoria, para incômodo dos fãs.

Big Little Lies, a minissérie produzida pelas estrelas Reese Witherspoon e Nicole Kidman, e que venceu cinco Emmys, recebeu seis indicações.

Sabemos como é difícil que um programa e seu elenco sejam honrados desta maneira e, por isso, estamos agradecidos, disse Kidman, também a Variety.

Related Articles