Últimas Notícias

Áustria voltará atrás em proibição total do tabaco em bares

A Áustria não aplicará mais a proibição total do consumo do tabaco em bares e restaurantes, após a direita e a extrema direita alcançarem um acordo no âmbito de sua futura coalizão, anunciou o Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ) nesta segunda-feira (11).

Tampouco nos restaurantes haverá a proibição total de fumar no futuro, comemorou no Twitter Heinz-Christian Strache, chefe deste partido.

O tema do tabaco era um dos mais delicados na agenda de negociações do governo, conduzida pelo jovem conservador Sebastian Kurz, vencedor das legislativas de 15 de outubro, com o FPÖ.

Os dois partidos não esconderam que as negociações entraram em sua fase final, com um resultado esperado nos próximos dias.

Mas com a maior parte dos assuntos já acordados, Strache, que é um grande fumante, exigia que a futura coalizão revisasse a proibição total do tabaco nos restaurantes.

Prevista por uma lei da primavera de 2015, deveria entrar em vigor em 1º de maio do ano que vem.

Após dúvidas e indecisões a respeito, Kurz, que não fuma, e cujo partido havia aprovado a lei, decidiu ceder sobre o tema.

Treze anos depois de suas primeiras tentativas para proibir o tabaco em restaurantes e bares, a Áustria se converteria assim em um dos últimos países da Europa onde é autorizado fumar em locais onde são vendidas bebidas alcoólicas.

Cerca de 13 mil pessoas morrem por causa do tabaco a cada ano na Áustria, país de 8,7 milhões de habitantes que tem a terceira maior taxa de fumantes da União Europeia, segundo a Eurostat.

Related Articles