Blog do Jairo Mendes

Saúde com assistência melhorada já pode ser sentida pela população

Jairo Mendes-

A estrutura de atendimento nas 44 unidades de atenção básica à saúde de Anápolis é suficiente para cobrir as necessidades de 52% da população. Este é o índice de atendimento que ocorre nas unidades, que estão capacitadas para resolver até 85% das demandas da população por saúde.

Estas informações foram dadas à rádio Manchester  pelo médico Eduardo Lúcio Franco, que coordena a rede de atenção básica. Segundo ele, o serviço conta com 49 equipes multiprofissionais, formadas por médicos, dentistas, enfermeiras, técnicas de enfermagem e assistentes sociais. Ao todo são 460 agentes comunitários de saúde que percorrem os bairros, visitando as famílias para ampará-las com informações úteis à preservação da saúde.

Eduardo Lúcio, convidado da próxima edição do programa Viver com Saúde, acrescentou que a atenção primária reduziu os índices de internações em aproximadamente 20%, significando economia de recursos para a aplicação em outras formas de assistência à população.

RECONHECIMENTO

A ex-deputada Onaide Santillo, que nos últimos meses comandou a Secretaria Cidadã, foi promovida para outra função dentro da secretaria, onde foi também superintendente de Direitos Humanos. Onaide Santillo, desde a semana passada, responde pela superintendência da Mulher e Igualdade Racial.

Atendendo solicitação do governador José Eliton, ela ampliará a rede de atendimento a mulher em situação de risco de violência doméstica. Dona Onaide Santillo planeja investir na ampliação da Patrulha Maria da Penha, levando-a para municípios do interior onde essa estratégia de segurança pública não foi instituída.

Outra ação que a superintendente pretende executar é na regularização das áreas ocupadas por quilombolas, que são famílias remanescentes da escravidão.

Related Articles