Últimas Notícias

ONU: G4 insiste na necessidade de reformar Conselho de Segurança

Os chanceles do G4 (Alemanha, Japão, Índia e Brasil) insistiram nesta quinta-feira sobre a necessidade de reformar o Conselho de Segurança da ONU e reafirmaram que os quatro países são candidatos a um assento permanente.

Ao fim de uma reunião à margem da Assembleia Geral da ONU, os quatro países afirmaram em um comunicado que o atual Conselho de Segurança não reflete a transformação da realidade mundial.

Na visão dos quatro países, o Conselho precisa refletir o mundo atual para poder ser capaz de atuar diante dos complexos desafios presentes.

Nesse contexto, os quatro países defenderam a urgência de reforma do Conselho incluindo a expansão do número de membros permanentes e temporários, assim como dos métodos de trabalho.

O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 países, cinco deles permanentes e têm direito de veto nas votações: Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França.

Os outros 10 membros temporários são eleitos por mandatos de dois anos.

Alemanha, Japão, Índia e Brasil são os quatro países que aspiram um lugar permanente no Conselho e se apoiam mutuamente nessa reivindicação.

Related Articles