Últimas Notícias

CCBB de Brasília exibe mostra de cinema Planeta Água

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília inicia, nesta quinta-feira (1º), a mostra de cinema Planeta Água. O evento, que vai até 18 de março, exibirá filmes produzidos em cinco continentes, traçando um painel do pensamento mundial sobre a situação da água.

Ao todo serão exibidos 32 filmes – oito longas, 12 médias e 12 curtas-metragens – sendo 27 documentários e cinco ficções, que abordam diferentes aspectos ligados ao tema.

Segundo os idealizadores da mostra, o propósito é comunicar, conscientizar, inspirar e motivar pessoas a mudarem seus estilos de vida e valorizarem a água.

“Cada vez mais as imagens, vídeos e filmes ficam acessíveis e se tornam um instrumento eficaz de comunicação que encoraja a discussão, reflexão e a mudança de comportamento, podendo reforçar estilos de vida”, disse em nota, a curadora Carina Bini. “O audiovisual é o meio mais eficaz para mostrar como anda a vida no planeta e difundir hábitos sustentáveis que possibilitem um futuro melhor para a humanidade”.

A programação está dividida em dois temas. O primeiro deles será Água e Humanidade, com filmes relacionados à água e à mulher, em homenagem ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, e marcará a primeira semana de exibição.

Na segunda semana, com o tema Água e Planeta Terra estarão filmes com perfil reflexivo e questionador sobre a atual situação dos recursos hídricos no planeta, antecipando o debate sobre o tema, por ocasião do 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília entre 18 e 23 de março.

A mostra vai contar ainda com debates, palestra, shows gratuitos, apresentações de dança e painel interativo.

O Fórum

O 8º Fórum Mundial da Água é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água, pelo Ministério do Meio Ambiente, representado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e pelo governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal.

Mais informações sobre o fórum podem ser obtidas no site oficial do evento.

Edição: Denise Griesinger

Related Articles